Seminário Brasil, brasis debate na ABL o tema “Reflexões sobre o Brasil contemporâneo”
Publicada em 18/11/2014
Publicada em 18/11/2014
Publicada em 13/08/2014
O ciclo, sob coordenação do Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, terá ainda mais uma palestra este mês, assim como as anteriores, com transmissão direta pelo portal da ABL.
Publicada em 22/03/2013
O Acadêmico faleceu à uma hora da madrugada do dia 22 de março, na clínica Elite Residencial, no Pacaembu. Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa e foi sepultado ao meio-dia no cemitério São Paulo (Pinheiros), no mausoléu da família, ao lado de sua mulher, a condessa Anna Teresa Maria Josefina Tekla Edwige Isabella Lubowiecka.
Sempre se diz que no Brasil não há justiça, salvo em pequenos municípios. O juiz, geralmente, é personagem integrante do escol da cidade e as suas sentenças têm uma circulação forçada, se o assim decidirem as partes proponentes. Pequenas causas levadas ao Plenário pelos interessados são prolatadas e dão ganho de causa a uma das partes que, beneficiada ou não, pode recorrer para a Ordem Superior.
A situação dos congestionamentos em São Paulo obrigou o prefeito Gilberto Kassab a tomar medidas extraordinárias para evitar o sufoco geral do trânsito. Dir-se-á que Nova York tem uma circulação muito superior a de São Paulo e não foi preciso adotar medidas extras lá como as que estão sendo tomadas aqui, para evitar o caos nas ruas da cidade.
Durante muitos anos, a China foi considerada uma nação atrasada, com intermináveis lutas internas, tendo ainda que ceder parte de seu território. Hoje, a China é uma grande potência, enfrentando já os EUA, que é a primeira potência exportadora do mundo. Os chineses, por exemplo, viraram uma ameaça a um acordo na Organização Mundial do Comércio (OMC), como argumentou a representante dos EUA, Susan Schwab, apelando às nações que estavam do lado da China para que não invalidem o acordo com a OMC, após sete anos de lutas, que só agora se encaminha para um fim.