Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > João de Scantimburgo

Perfil do Acadêmico

Quinto ocupante da Cadeira nº 36, eleito em 21 de novembro de 1991, na sucessão de José Guilherme Merquior e recebido em 26 de maio de 1992 pelo Acadêmico Miguel Reale. Faleceu em 22 de março de 2013, em Pacaembu (SP), aos 97 anos.
Cadeira: 
36
Posição: 
5
Antecedido por:
Data de nascimento: 
31 de Outubro de 1915
Naturalidade: 
Dois Córregos - SP
Brasil
Data de eleição: 
21 de Novembro de 1991
Data de posse: 
26 de Maio de 1992
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
22 de Março de 2013
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Juiz multa

    Sempre se diz que no Brasil não há justiça, salvo em pequenos municípios. O juiz, geralmente, é personagem integrante do escol da cidade e as suas sentenças têm uma circulação forçada, se o assim decidirem as partes proponentes. Pequenas causas levadas ao Plenário pelos interessados são prolatadas e dão ganho de causa a uma das partes que, beneficiada ou não, pode recorrer para a Ordem Superior.

  • Multa aos motoristas

    A situação dos congestionamentos em São Paulo obrigou o prefeito Gilberto Kassab a tomar medidas extraordinárias para evitar o sufoco geral do trânsito. Dir-se-á que Nova York tem uma circulação muito superior a de São Paulo e não foi preciso adotar medidas extras lá como as que estão sendo tomadas aqui, para evitar o caos nas ruas da cidade.

  • China e Índia dominam

    Durante muitos anos, a China foi considerada uma nação atrasada, com intermináveis lutas internas, tendo ainda que ceder parte de seu território. Hoje, a China é uma grande potência, enfrentando já os EUA, que é a primeira potência exportadora do mundo. Os chineses, por exemplo, viraram uma ameaça a um acordo na Organização Mundial do Comércio (OMC), como argumentou a representante dos EUA, Susan Schwab, apelando às nações que estavam do lado da China para que não invalidem o acordo com a OMC, após sete anos de lutas, que só agora se encaminha para um fim.

Vídeos relacionados