Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Caminho Descartes

    Revista Humanitas, em 23/11/2020

    Filosofia natural e metafísica alcançam uma temperatura elevada, longe de uma paz meramente lunar.

  • Vai melhorar, sim

    O Globo, em 16/11/2020

    Depois de quase dois anos ouvindo absurdos políticos e assistindo desorientados às trapalhadas totalitárias do presidente; depois dos cerca de nove meses de uma pandemia de muitos mortos, para os quais as autoridades federais não deram a menor bola; depois de uma recuperação significativa de nosso PIB, que fez o Brasil ter agora, contados pelo IBGE, 199 mil milionários e 52 milhões de pessoas, um quarto de sua população, vivendo abaixo da linha de pobreza; depois de tanto susto e surpresa, os brasileiros foram enfim às urnas escolher seus administradores municipais.

  • Um engano que se insinua

    Portal da ABL, em 16/11/2020

    De uns tempos para cá temos visto alguns profissionais de comunicação cometendo um engano gramatical com o uso dos numerais masculinos “milhar”, “milhão”, “bilhão”, “trilhão”, etc.

  • A voz das urnas

    O Globo, em 15/11/2020

    Há uma certeza nos meios políticos: eleições municipais têm a ver mais com questões locais do que com a situação nacional.

  • ONU, 75 anos

    O Estado de S. Paulo, em 15/11/2020

    O multilateralismo e suas instituições têm como função criar mecanismos institucionalizados de cooperação entre os Estados.

  • Política fora dos quartéis

    O Globo, em 14/11/2020

    Embora não se possa dizer que seja sensata uma pessoa que tem como ídolo o coronel Brilhante Ustra, denunciado formalmente como torturador, e aceita a tortura como arma de guerra, o vice-presidente, General Hamilton Mourão, tem defendido teses razoáveis desde o início do governo.

  • Paciência histórica

    O Globo, em 13/11/2020

    Mais fácil imaginar um país como o nosso, em uma região com uma triste história de golpes militares e ditaduras, temer uma intervenção militar do que os Estados Unidos. 

  • Na boca do mundo

    O Globo, em 12/11/2020

    A mistura de ignorância com empáfia numa mente desequilibrada jogou o Brasil no ridículo internacional ao ameaçar os Estados Unidos com uma guerra, devido à possibilidade de sanções econômicas por causa do desmatamento da Amazônia.

  • A hora das urnas

    O Globo, em 11/11/2020

    Passamos o último fim de semana mobilizados por eleições e, com certeza, vamos passar o próximo também. 

  • O medo da morte

    O Globo, em 11/11/2020

    A atitude desprezível e repugnante do presidente Bolsonaro de festejar a paralisação dos testes com a Coronavac, vacina chinesa que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo, como uma vitória política sobre o governador João Dória, dá bem a dimensão desumana desse político, que brada que o país tem de parar de ser “terra de maricas” e encarar de frente a pandemia.