Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Seminário Brasil, brasis debate na ABL o tema “Reflexões sobre o Brasil contemporâneo”

Seminário Brasil, brasis debate na ABL o tema “Reflexões sobre o Brasil contemporâneo”

 

O “Seminário Brasil, brasis” de novembro debateu na Academia Brasileira de Letras o tema “Reflexões sobre o Brasil contemporâneo”. A coordenação foi do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL, e os palestrantes foram os Acadêmicos Celso Lafer e Fernando Henrique Cardoso e o economista Gustavo Franco. O evento está programado para o dia 27 de novembro, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

Serão conferidos certificados de frequência.

Os eventos do “Seminário Brasil, brasis” têm transmissão ao vivo pelo portal da ABL e são patrocinados pelo Bradesco.

Saiba mais

Celso Lafer

Quinto ocupante da cadeira 14 da ABL , eleito em 21 de julho de 2006, na sucessão de Miguel Reale, e recebido em 1º de dezembro de 2006 pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho, Celso Lafer exerce atualmente a função de professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP, onde leciona desde 1971.

Foi Ministro das Relações Exteriores, em 1992, e Vice-Presidente, ex-officio, da Conferência da ONU sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento, na Rio-92. Em 1999, foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e, de 1995 a 1998, embaixador na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio, em Genebra.

Entre suas publicações, estão: O Sistema Político Brasileiro, Estrutura e Processo; O Convênio do Café de 1976: da Reciprocidade no Direito Internacional Econômico; Gil Vicente e Camões; Hannah Arendt: Pensamento, persuasão e poder; O Direito e o Estado Moderno; Política Externa Brasileira: três momentos; A Internacionalização dos Direitos Humanos – Constituição, Racismo e Relações Internacionais.

Fernando Henrique Cardoso

Sexto ocupante da Cadeira nº 36 da ABL, eleito em 27 de junho de 2013, na sucessão de João de Scantimburgo, e recebido em 10 de setembro de 2013 pelo Acadêmico Celso Lafer, Fernando Henrique Cardoso foi Senador, Ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos: o primeiro, de 1º de janeiro de 1995 a 1998; e o segundo, de 1º de janeiro de 1999 a 2002.

Atualmente, preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso, que preserva e dá acesso ao seu arquivo pessoal, além de promover o debate sobre democracia e desenvolvimento. Escreve, mensalmente, uma coluna para os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. É autor de vários livros sobre mudança social e desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Os mais recentes são: O presidente e o sociólogo; A arte da política; The accidental president of Brazil; Cartas a um Jovem Político; A soma e o resto: um olhar sobre a vida aos 80 anos; e Pensadores que inventaram o Brasil.

Gustavo Franco

Gustavo Franco é um dos sócios fundadores e presidente do conselho de administração da  Rio Bravo Investimentos. Foi presidente do Banco Central do Brasil, e diretor da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 1993 e 1999. Nesse período, teve participação central na formulação e operacionalização do Plano Real, bem como nos debates associados à estabilização e às reformas.

Participa de diversos conselhos consultivos e de administração, escreve regularmente para jornais e revistas e mantém, ainda, atividade acadêmica. É professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1986. Tem catorze livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas. É bacharel (1979) e mestre (1982) em economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD (1986) pela Harvard University.

27/11/2014

18/11/2014