Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre em São Paulo, aos 97 anos, o Acadêmico e jornalista João de Scantimburgo

Morre em São Paulo, aos 97 anos, o Acadêmico e jornalista João de Scantimburgo

 

O Acadêmico e jornalista João de Scantimburgo, de 97 anos de idade, morreu à uma hora da madrugada do dia 22 de março, na clínica  Elite Residencial, no Pacaembu, vítima de uma crise de diabetes. O corpo do Acadêmico foi velado na Assembleia Legislativa de SP e sepultado no dia 23 de março, ao meio-dia, no mausoléu da família, no Cemitério São Paulo(Pinheiros), ao lado do corpo de sua mulher, a condessa Anna Teresa Maria Josefina Tekla Edwige Isabella Lubowiecka.

O Acadêmico - também membro da Academia Paulista de Letras (APL) - não deixou filhos nem netos, apenas a sobrinha Beatriz Kerr Anders Couve Mourville, que cuidou dele desde que adoecera, há seis anos.

Jornalista, Scantimburgo dirigiu os Diários Associados (Diário de S. Paulo e Diário da Noite) e o Correio Paulistano. Fundou e presidiu a Televisão Excelsior (canal 9), posteriormente transferida. Foi diretor do Diário do Comércio, jornal econômico-financeiro, editado em São Paulo, do Digesto Econômico, revista bimestral de cultura, e da Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras.

O Secretário-Geral da ABL, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti,  que respondia pela direção da  Casa na ausência temporária da Presidente Ana Maria Machado – que estava em Paris para uma série de palestras e assinatura de convênios e acordos -, ao tomar conhecimento da morte de Scantimburgo, determinou que fosse observado luto oficial por três dias, que a bandeira da ABL fosse hasteada a meio mastro e transformou a sessão acadêmica ordinária do dia 27 de março em Sessão da Saudade.

              - Scantimburgo - declarou ele - tinha na Casa inúmeros amigos. Deixa a memória de uma pessoa afável e interessada nas atividades  da Academia, da qual dirigiu, por muitos anos, com a grande dedicação, a Revista Brasileira.

Depois da homenagem no dia  27 de março, a Diretoria da ABL declarou vaga a Cadeira nº 36, e os possíveis candidatos a substituir João de Scantimburgo terão um mês para fazerem suas inscrições.

O ACADÊMICO

Quinto ocupante da Cadeira nº 36, eleito em 21 de novembro de 1991, na sucessão de José Guilherme Merquior e recebido em 26 de maio de 1992 pelo Acadêmico Miguel Reale, João de Scantimburgo nasceu em Dois Córregos (SP), em 31 de outubro de 1915. Casado com a condessa Anna Teresa Maria Josefina Tekla Edwige Isabella Lubowiecka, foi mestre em Economia e Doutor em Filosofia e Ciências Sociais e professor da Fundação (universitária) Armando Álvares Penteado e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Jornalista, dirigiu os Diários Associados (Diário de S. Paulo e Diário da Noite), em São Paulo, e o Correio Paulistano. Fundou e presidiu a Televisão Excelsior (canal 9), posteriormente transferida. Foi diretor do Diário do Comércio, jornal econômico-financeiro, editado em São Paulo, do Digesto Econômico, revista bimestral de cultura, e da Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras.

Pertenceu às seguintes instituições culturais: Academia Brasileira de Letras; Academia Paulista de Letras; Instituto Brasileiro de Filosofia; Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; Centro Dom Vital; American Catholic Philosophical Association, Washington DC; International Society for Metaphysics, Washington DC e Londres; Societá Tomista Internazionale, Roma; Archives Maurice Blondel, Louvain, Bélgica; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; e PEN Clube do Brasil; Academia Portuguesa da História.

Entre os prêmios que recebeu estão o José Ermírio de Moraes, do PEN Clube de São Paulo; e o Alfred Jurzikowski, da ABL. Ganhou, também, diploma e medalha Oscar Nobling, da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura.

Veja também

Perfil da ABL noTwiter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

22/3/2013


 

22/03/2013 - Atualizada em 21/03/2013