Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Miguel Reale

Perfil do Acadêmico

Quarto ocupante da Cadeira nº 14, eleito em 16 de janeiro de 1975, na sucessão de Fernando de Azevedo e recebido em 21 de maio de 1975 pelo Acadêmico Cândido Mota Filho. Recebeu os Acadêmicos Pontes de Miranda e João de Scantimburgo.
Cadeira: 
14
Posição: 
4
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
6 de Novembro de 1910
Naturalidade: 
São Bento do Sapucaí - SP
Brasil
Data de eleição: 
16 de Janeiro de 1975
Data de posse: 
21 de Maio de 1975
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
14 de Abril de 2006
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Artigos relacionados

  • Variações sobre a prudência

    O Estado de São Paulo (São Paulo - SP) em, em 19/07/2003

    A prudência, sucessivamente identificada com a sapiência e a sabedoria, veio aos poucos se enriquecendo de novos valores, até se tornar a mais importante das virtudes que compõem a ética, condição primordial que é de uma solução justa para solução dos conflitos humanos.Na antiguidade greco-romana foi ela vista, primeiro, como sapiência ou ciência para, depois, ser equiparada à sabedoria, conforme ocorreu na ética de Aristóteles e dos estóicos, sendo esse o entendimento predominante para a maioria dos pensadores medievais. Mesmo na Idade Moderna prevaleceu a compreensão da prudência como sabedoria, ou seja, como virtude que rege a vida prática.

  • O código civil e as igrejas

    O Estado de São Paulo (São Paulo - SP) em, em 05/07/2003

    As relações entre o Estado e a Igreja têm criado, no Brasil, problemas às vezes de difícil solução, como está acontecendo com o novo Código Civil, acusado de ter reduzido as Igrejas a meras "associações civis", sujeitas a mandamentos estatais.

  • Variações sobre o tédio

    www.miguelreale.com.br em, em 10/09/2005

    É nas “épocas de nojo”, como a que estamos vivendo, como conseqüência da clamorosa e criminosa tentativa do PT de apossar-se, como partido único, da totalidade dos quadros administrativos da Nação, que devemos analisar o fenômeno do tédio.