Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Multa aos motoristas

Multa aos motoristas

 

A situação dos congestionamentos em São Paulo obrigou o prefeito Gilberto Kassab a tomar medidas extraordinárias para evitar o sufoco geral do trânsito. Dir-se-á que Nova York tem uma circulação muito superior a de São Paulo e não foi preciso adotar medidas extras lá como as que estão sendo tomadas aqui, para evitar o caos nas ruas da cidade.


Não está em discussão a situação de Nova York, nem a de Londres, nem a de Paris e nem de outra grande cidade do mundo, mas sim da cidade paulistana, a quarta maior do mundo.


A CET proibiu a circulação de caminhões nas vias urbanas, disciplinando horários de circulação desses veículos, o que reduziu em muito os congestionamentos na cidade. Para registrarmos o nível de infrações ocorridas no trânsito de São Paulo, transcrevemos da Folha de S. Paulo de segunda-feira um recorde de São Paulo: multa-se um motorista a cada 6 segundos. O DC de ontem publicou a seguinte manchete: ...e o trânsito continuou em férias. Foram aplicadas 476 multas no primeiro dia de rodízio dos caminhões, reduzindo-se o volume do tráfego em 36%.


Alei sancionada pelo prefeito Kassab já mostrou resultado, comparado-se com o trânsito do mesmo mês de 2007. Os caminhões com placas final 2 não puderam circular pelas principais avenidas, as marginais do Tietê e do Pinheiros, e os corredores centrais. e o que estava ocorrendo era um congestionamento gigantesco por toda a cidade, porque a boa vontade da CET não estava dando conta das reformas.

 

A economia paulista necessita de espaço para a circulação dos caminhões, além de não contar com a impopularidade das medidas oficiais tomadas e não obedecidas para melhorar a circulação dos caminhões. Numerosos motoristas ignoraram a nova lei, incluindo também nesta ignorância o desconhecimento ostensivo das multas, de R$ 85,75, além da punição d e quatro pontos na carteira de habilitação. Transportadoras tiveram que mudar o ritmo de entregas de mercadorias para se livrarem da multa e da punição.


Fica aqui o nosso parecer sobre o trânsito de São Paulo, que parece melhorar com a nova lei e com a aplicação da multa.


Diário do Comércio (SP) 30/7/2008