Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > João de Scantimburgo > João de Scantimburgo

Biografia

Quinto ocupante da Cadeira nº 36, eleito em 21 de novembro de 1991, na sucessão de José Guilherme Merquior e recebido em 26 de maio de 1992 pelo Acadêmico Miguel Reale. Faleceu em 22 de março de 2013, em Pacaembu (SP), aos 97 anos.

João de Scantimburgo nasceu em Dois Córregos (SP), em 31 de outubro de 1915, e faleceu em Pacaembu (SP), em 22 de março de 2013. Foi casado com a Condessa Anna Teresa Maria Josefina Tekla Edwige Isabella Lubowiecka. Mestre em Economia e Doutor em Filosofia e Ciências Sociais. Foi professor da Fundação Armando Álvares Penteado e da Universidade Estadual Paulista, UNESP.

Foi jornalista, tendo sido diretor dos Diários Associados (Diário de São Paulo e Diário da Noite) em São Paulo e do Correio Paulistano. Fundou e foi presidente da Televisão Excelsior (canal 9), posteriormente transferida. Foi diretor do Diário do Comércio, jornal econômico-financeiro, editado em São Paulo, do Digesto Econômico, revista bimestral de cultura, e da Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras.

Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta – Rádio e Televisão Educativa (São Paulo), membro da diretoria da Fundação Bunge, do Conselho Curador da Fundação Bienal de São Paulo e da mesa administrativa da Irmandade da Santa Casa.

Pertenceu às seguintes instituições culturais: Academia Brasileira de Letras; Academia Paulista de Letras; Instituto Brasileiro de Filosofia; Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; Centro Dom Vital; American Catholic Philosophical Association, Washington DC; International Society for Metaphysics, Washington DC e Londres; Societá Tomista Internazionale, Roma; Archives Maurice Blondel, Louvain, Bélgica; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; e PEN Clube do Brasil; Academia Portuguesa da História.

Recebeu o Prêmio José Ermírio de Moraes, do PEN Clube de São Paulo; Prêmio Alfred Jurzikowski, da ABL; diploma e medalha Oscar Nobling, da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura.

Atualizado em 12/09/2017.