Início > Acadêmicos > Celso Lafer

Perfil do Acadêmico

Quinto ocupante da cadeira 14, eleito em 21 de julho de 2006, na sucessão de Miguel Reale, e recebido em 1º de dezembro de 2006 pelo acadêmico Alberto Venancio Filho.
Cadeira: 
14
Posição: 
Atual
Data de nascimento: 
7 de Agosto de 1941
Naturalidade: 
São Paulo - SP
Brasil
Data de eleição: 
21 de Julho de 2006
Data de posse: 
1 de Dezembro de 2006
Acadêmico que o recebeu: 

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Trump

    O Estado de São Paulo, em 18/03/2017

    Um ponto fora da curva da tradição política americana recente.

  • Sincronia entre o falar e o agir

    O Globo, em 07/10/2016

    Agir no espaço público tem tanto o componente de começar, guiar, quanto o de pôr em movimento e, como ensina Hannah Arendt, nenhuma outra atividade humana precisa tanto da palavra quanto a ação política. Dr. Ulysses sabia conjugar palavra e ação. Por isso foi capaz de mobilizar o agir conjunto gerador do poder de guiar e de pôr em movimento mudanças e transformações que tiveram um impacto decisivo na vida do país.
     

  • Dr. Ulysses, a dignidade da política

    Folha de São Paulo, em 18/09/2016

    Este 6 de outubro assinala o centenário do nascimento de Ulysses Guimarães. É um momento apropriado para celebrar sua trajetória, 24 anos após sua morte, em 12/10/1992, em trágico acidente de helicóptero. Seu corpo desapareceu no mar, de que tanto gostava. Por isso ele, que estimava a poesia desde os tempos de aluno da Faculdade de Direito da USP, apreciaria a lembrança dos versos de Cecilia Meirelles: “Para adiante! Pelo mar largo!/ Livrando o corpo da lição frágil da areia!/ Ao mar! – Disciplina humana para a empresa da vida!”.