Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Arnaldo Niskier

Perfil do Acadêmico

Sétimo ocupante da Cadeira nº 18, eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior e recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz. Recebeu os acadêmicos Murilo Melo Filho, Carlos Heitor Cony e Paulo Coelho. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 1998 e 1999.
Cadeira: 
18
Posição: 
Atual
Antecedido por:
Data de nascimento: 
30 de Abril de 1935
Naturalidade: 
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
Data de eleição: 
22 de Março de 1984
Data de posse: 
17 de Setembro de 1984
Acadêmica que o recebeu: 
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • A Universidade do trabalhador

    Chumbo Gordo, em 01/12/2022

    Uma ideia que anima o espírito do vice-presidente Geraldo Alckmin é a da criação da Universidade do Trabalhador, que já andou há tempos pelo nosso país. Sabemos que o presidente Lula tem simpatia pela iniciativa.

  • É preciso saber viver

    Blog Chumbo Gordo, em 29/11/2022

    Erasmo repetia o refrão 'é preciso saber viver'. E ele soube, apesar da cara de mau. Era grandalhão, rebelde, mas os amigos sempre o classificaram como um 'gigante gentil'?

  • A indústria criativa e o Ministério da Cultura

    Jornal Folha de S. Paulo, em 22/11/2022

    Com muito sentimento, criei no Rio de Janeiro o Coral de Cegos Sidney Marzullo. Iniciativa pioneira no país, teve o apoio institucional do Ciee (Centro de Integração Empresa-Es-cola). Lamentei o quanto pude a inexistência de um Ministério da Cultura para nos suprir de recursos financeiros para pagar a alimentação, o transporte e o maestro responsável. Somente a Fundação Cesgranrio, por intermédio do seu presidente, Carlos Alberto Seipa, foi sensível aos nossos apelos -e financiou as atividades iniciais do coral.