Início > Artigos

Artigos

  • Horas de reconciliação

    O Globo, em 18/03/2017

    O cancioneiro de Cartola é uma autobiografia sentimental de suas esperanças, queixas e confissões. Uma lírica altamente sofisticada de quem tinha apenas o curso primário.

  • Que o ano todo seja dela

    O Globo, em 11/03/2017

    Lula e Temer viram passar (ou melhor, não viram) a revolução de costumes dos anos 60, em que a mulher toma consciência de seu valor, derruba tabus.

  • Será que sobra alguém?

    O Globo, em 08/03/2017

    Os adeptos mais radicais da teoria conspiratória chegavam a insinuar que o juiz de Curitiba fora escolhido a dedo para incriminar Lula e impedir sua pretendida volta.

  • Um desfile de alegações

    O Globo, em 04/03/2017

    O prefeito tem obrigações, sim, como, por exemplo, as de anfitrião de um evento que atraiu mais de um milhão de turistas ao Rio e um bilhão de dólares.

  • Descobrindo a velhice

    O Globo, em 01/03/2017

    Você desconfia que seu gosto envelheceu quando acha ‘La la land’ engraçadinho, mas meio chatinho, e quase todo mundo adora, inclusive Elio Gaspari.

  • O desfile de Jucá

    O Globo, em 25/02/2017

    Pendurado no STF com nove inquéritos, o presidente do PMDB e líder do governo no Senado foio destaque deste pré-carnavalno quesito originalidade.

  • O choro ou a crônica

    O Globo, em 11/02/2017

    O evento de mobilização que a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) promove amanhã contra a crise na Uerj e, em consequência, sua própria crise, é um admirável esforço de resistência cívica de alunos e professores, mas, ao mesmo tempo um triste capítulo de uma gloriosa história. É que a Esdi, fundada há 55 anos como a primeira da América Latina e cuja excelência didática já a situou entre as 40 melhores do mundo, está à míngua: salários atrasados, reduzidas verbas de custeio, instalações caindo aos pedaços, laboratórios e oficinas sucateados e sem poder utilizar o estacionamento (agora proibido) para ajudar na sua manutenção. Estudantes estão precisando se cotizar para pagar aos servidores.

  • A.C., a era de Trump

    O Globo, em 28/01/2017

    Mesmo antes de existir, o muro está servindo para separar países amigos, dando razão ao Papa Francisco, que pregou: ‘Precisamos de pontes, não de muros’.

  • A morte como rotina

    O Globo, em 25/01/2017

    O mundo está recebendo notícias de uma realidade alarmante, a de um país que mata como se estivesse em guerra, que comete atrocidades, corta cabeças.

  • O risco das bruxas soltas

    O Globo, em 21/01/2017

    Teori Zavascki tinha o respeito irrestrito de seus colegas e até dos que eventualmente foram contrariados por alguma decisão sua, como Sérgio Moro.

  • Trump e a pós-ética

    O Globo, em 18/01/2017

    O mais grave é que metade da maior democracia do mundo concorda e apoia essa subversão de valores. Vamos ver no que vai dar.

  • E se Deus negar?

    O Globo, em 14/01/2017

    Minha implicância não é com a religiosidade do prefeito, é com o indevido uso político dela, seguindo o projeto de poder de seu tio, o bispo Macedo.

  • O ano se vai, a crise não

    O Globo, em 17/12/2016

    Nessa mesma época do ano passado, eu começava uma crônica fazendo ironia: “Quem sabe saindo de cena por uns tempos eu não ajude a resolver a crise política? Se ninguém se considera responsável por ela — nem Dilma, nem Temer, nem Renan, muito menos Cunha — vai ver que o culpado sou eu. Por isso, vou tirar umas semanas de recesso, junto com o do Congresso”.

  • O general e os ‘malucos’

    O Globo, em 14/12/2016

    Em meio à tensão, soaram como alívio declarações do comandante do Exército de que há chance zero de setores das Forças Armadas se encantarem com a volta ao poder.

  • A derrota da voz rouca

    O Globo, em 10/12/2016

    Nem Eduardo Cunha afrontou tanto o STF quanto Renan. Nunca um réu por peculato e alvo de outros 11 processos foi capaz de desafiar o Supremo.