Início > Artigos

Artigos

  • Contra o baixo astral

    O Globo, em 22/07/2017

    Os palcos do Rio estão oferecendo muita coisa boa para se ver em matéria de peças e shows. O problema é que chegar a eles é uma perigosa aventura diante dessa crescente onda de assaltos. A pé, não se recomenda ir nem até a esquina. E, mesmo de táxi, temos que esperá-lo do lado de dentro, atrás da grade do prédio. Por isso eu, como muita gente, tenho evitado sair à noite e, assim, não sou uma boa referência crítica.

  • Temer, Trump e os chineses

    O Globo, em 19/07/2017

    A julgar pelas pesquisas de opinião, Trump se saiu melhor do que Temer nestes cerca de seis meses de governo. Ou menos pior, digamos. No recente levantamento feito pelo “Washington Post-ABC News”, sua taxa de rejeição passou de 36% para 58%, e o índice de aprovação caiu de 42% em abril para 36%, agora. Não é, como se vê, um bom resultado, mas bem melhor do que o revelado pelo último Datafolha, em que apenas 7% do nosso eleitorado consideraram a gestão Temer boa ou ótima, um recorde negativo dos últimos 28 anos.
    Já os que a classificaram como ruim ou péssima atingiram o índice de 69%.

  • O triunfo da manobra

    O Globo, em 15/07/2017

    Temer corre o risco de ser recordado não pelo que gostaria, mas por ter sido o primeiro presidente brasileiro denunciado ao STF por corrupção passiva no exercício de mandato.

  • A utopia de Lula e do PT acabou

    O Globo, em 13/07/2017

    Para quem, como eu, acompanhou a trajetória de Lula desde o começo, votando nele quase sempre, é difícil escrever este artigo. Mais pela emoção do que pela razão, não consigo comemorar sua condenação. Meu sentimento é de pena e decepção, não de júbilo, como deve ser o de milhões que o rejeitam. Mas também me recuso a embarcar nessa onda paranoica de que o juiz Sérgio Moro veio ao mundo para perseguir o líder petista. Ao contrário, ele disse que tinha elementos para decretar a prisão, mas não o fez por se sentir “intimidado” pelos possíveis “traumas” que ela envolveria.

  • Com fome de Betinho

    O Globo, em 12/07/2017

    É um país com 14 milhões de desempregados, enfrentando a recessão e crise fiscal que tem obrigado a cortes em programas de proteção como o Bolsa Família.

  • Trans é pop, tá na Globo

    O Globo, em 08/07/2017

    Trans é a pessoa que veio ao mundo com características físicas masculinas, mas se sente mulher. Ou vice-versa. Condição normal, que reivindica respeito e inclusão.

  • Só queria entender

    O Globo, em 05/07/2017

    Eu mesmo não consigo explicar como e por que dois ministros do STF beneficiaram num mesmo dia dois políticos já denunciados na Lava-Jato.

  • A guerra de todo dia

    O Globo, em 01/07/2017

    Também na Zona Sul se morre por bala perdida, por facada e, agora, por granada e até por ataque cardíaco, como aconteceu quarta-feira no Pavão-Pavaõzinho.

  • Às favas, a biografia

    O Globo, em 28/06/2017

    Mas por que tanto apego e tanta insistência em ficar, se moralmente o seu governo acabou? Será porque, como se diz, o poder é afrodisíaco?
     

  • Novo teste de paciência

    O Globo, em 24/06/2017

    Temporal não foi atípico. Atípica foi a decisão do prefeito de não se constranger em propor à Câmara o extorsivo aumento de até 100% no IPTU.

  • A tormenta e o tormento

    O Globo, em 21/06/2017

    A corrupção aqui é democrática, pois contempla outros partidos: um de oposição e o outro que ainda não sabe se será, está pensando.

  • Não deixe o samba morrer

    O Globo, em 17/06/2017

    Até entendo que, por razões de fé, o pastor Marcelo Crivella não goste de carnaval. Basta lembrar que viajou para não assistir como prefeito ao seu primeiro desfile das escolas de samba. Alegou que “seria demagogia” comparecer. Na verdade, não seria, porque faria parte de suas obrigações protocolares como anfitrião oficial de nossa maior festa popular, indispensável fonte de alegria para o povo e de receita para o município.
     

  • E agora, Moreno?

    O Globo, em 15/06/2017

    O velório de Moreno parecia um daqueles costumeiros jantares que ele promovia, com todos juntos e misturados, formando uma multidão de várias cores e credos. Ele ia gostar. Só faltava a comida de Carlúcia. O clima de confraternização era o mesmo.

  • Mais de mil beijos

    O Globo, em 14/06/2017

    Durante umas duas horas, a conduta civilizada de grupo de adolescentes do ensino médio serviu de contraponto às desagradáveis cenas no TSE.