Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Lição aos homofóbicos

Lição aos homofóbicos

 

Num país campeão em assassinatos de homossexuais, em que o presidente da República já declarou ter 'imunidade para afirmar que sou homofóbico, sim, com muito orgulho', o momento mais emocionante e exemplar da CPI da Covid, que está chegando ao fim, foi o que confrontou a dignidade de um senador, o primeiro assumidamente gay, Fabiano Contarato, com o obscurantismo de um empresário homofóbico e, claro, bolsonarista, Otávio Fakhoury, apontado por membros da comissão como um dos principais financiadores de uma rede de disseminação de mentiras de apoio a atos antidemocráticos durante a pandemia.

Fakhoury também confirmou que pagou material de campanha do presidente Jair Bolsonaro sem declarar os gastos à Justiça Eleitoral. Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu que o empresário, presidente do PTB de São Paulo, bancou R$ 50 mil.

Sentado simbolicamente na cadeira de presidente que o senador Omar Aziz fez questão de lhe ceder, com o dedo em riste e cara a cara, Contarato disse em tom de desafio ao empresário que o ofendera com deboches grosseiros nas redes sociais:

- A mesma certidão de casamento que o senhor tem, eu também tenho. Tenho minha vida modesta com orgulho, cuidando da minha família, meu esposo, meus dois filhos (. . . ). Orientação sexual não define o caráter, cor da pele não define o caráter, poder aquisitivo não define o caráter.

Contarato acrescentou que não era fácil se expor e a sua família e disse que Fakhoury devia desculpas a toda a comunidade LGBTQIA+.

Assim foi feito. Depois de alegar que foi um 'comentário infeliz em tom de brincadeira', disse que podia voltar atrás:

- Não vejo problema em me retratar, não insisto no erro. Uma das condições da pessoa cristã é reconhecer o erro e pedir perdão -foi dizendo o empresário, com o moral tão baixo quanto a máscara caída abaixo do nariz.

Mas pelo menos teve a coragem de admitir a culpa, o que não impede que seja investigado.

Como o pastor americano Martin Luther King, que admira, Contarato também tem um sonho: -Sonho como dia em que eu não serei julgado por minha orientação sexual; que meus filhos não serão julgados por ser negros; que minha irmã não será julgada por ser mulher; e que o meu pai não será julgado por ser idoso.

Domingo, no 'Fantástico', ao ver Contarato com o marido e o casal de filhos pequenos, como uma família alegre, brincando feliz, fiquei imaginando a lição edificante que Bolsonaro poderia tirar daquela cena bucólica, ele, que já fez a seguinte e deprimente afirmação:

- Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim, ele vai ter morrido mesmo.

Jair Bolsonaro não sabe que existe felicidade além do que alcança sua pobre e vã filosofia de homofóbico. Mas, como presidente, ele deve saber que, acima de tudo, está cometendo, sim, um crime, de que nunca demonstra arrependimento.

Jair Bolsonaro não sabe que existe felicidade além do que alcança sua pobre e vã filosofia.

O Globo, 05/10/2021