Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > José Sarney

Perfil do Acadêmico

Sexto ocupante da Cadeira nº 38, eleito em 17 de julho de 1980, na sucessão de José Américo de Almeida e recebido em 6 de novembro de 1980 pelo Acadêmico Josué Montello. Recebeu os Acadêmicos Marcos Vinicios Vilaça e Affonso Arinos de Mello Franco.
Cadeira: 
38
Posição: 
Atual
Antecedido por:
Data de nascimento: 
24 de Abril de 1930
Naturalidade: 
Pinheiro - MA
Brasil
Data de eleição: 
17 de Julho de 1980
Data de posse: 
6 de Novembro de 1980
Acadêmico que o recebeu: 
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

  • ABL na mídia - Na Mira - Sarney nos 125 anos da ABL

    Publicada em 29/07/2025

    Entre as comemorações do aniversário de 125 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocorrido na quarta-feira (20/07), houve uma sessão solene no salão nobre da academia que reuniu os acadêmicos e relembrou histórias que marcaram a língua e a cultura brasileira e o orador oficial do evento, decano e ex-presidente José Sarney, falou sobre a importância e a grandeza da língua portuguesa.
  • Leia aqui o discurso completo do ex-presidente Jose Sarney

    Publicada em 28/07/2025

    A obra de Ricupero, especialmente o seu último livro de memórias, é uma lição de vida, uma lição que traz, subjacente, essencial a ele, que é o homem de grande fé, a mensagem de Cristo. Amar, exercer o amor, viver o amor em toda a sua infinita e eterna dimensão.

Artigos relacionados

  • O homem é bom

    Metrópoles, em 25/07/2025

    Não é falta de assunto. O Brasil está vivendo uma tempestade de crises. E a humanidade está se agredindo com a demonstração de uma violência devastadora que nos fere a alma no testemunho do que acontece em Gaza, na Ucrânia, na Líbia e em outros conflitos menores, além do terrorismo desumano que espreita em qualquer lugar, fazendo vítimas no mundo inteiro.

  • Um Mundo Novo

    Imirante, em 18/07/2025

    Estou mergulhado num terreno diferente e fascinante, a Internet. Realmente seu mundo para mim estava distante, mas era sempre objeto das minhas preocupações: a maior de todas, a luta entre o livro e a invasão digital.

  • Um País confiável

    Imirante, em 11/07/2025

    Quando do término da elaboração da Constituição de 1988 tive a oportunidade de dizer que, embora não fosse perfeita, tínhamos de concluí-la para que a nossa Carta Maior coroasse a Transição Democrática e assegurasse que o País fizesse da melhor maneira a travessia de um regime autoritário para um regime de liberdade absoluta.

Vídeos relacionados