Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > José Sarney

Perfil do Acadêmico

Sexto ocupante da Cadeira nº 38, eleito em 17 de julho de 1980, na sucessão de José Américo de Almeida e recebido em 6 de novembro de 1980 pelo Acadêmico Josué Montello. Recebeu os Acadêmicos Marcos Vinicios Vilaça e Affonso Arinos de Mello Franco.
Cadeira: 
38
Posição: 
Atual
Antecedido por:
Data de nascimento: 
24 de Abril de 1930
Naturalidade: 
Pinheiro - MA
Brasil
Data de eleição: 
17 de Julho de 1980
Data de posse: 
6 de Novembro de 1980
Acadêmico que o recebeu: 
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

  • ABL na mídia - Na Mira - Sarney nos 125 anos da ABL

    Publicada em 29/07/2025

    Entre as comemorações do aniversário de 125 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocorrido na quarta-feira (20/07), houve uma sessão solene no salão nobre da academia que reuniu os acadêmicos e relembrou histórias que marcaram a língua e a cultura brasileira e o orador oficial do evento, decano e ex-presidente José Sarney, falou sobre a importância e a grandeza da língua portuguesa.

Artigos relacionados

  • Casa Branca, a busca da Paz

    Correio Braziliense, em 21/08/2025

    Nós, brasileiros, não temos motivo para ter qualquer simpatia por Donald Trump, que tem adotado uma política de confronto com o Brasil, impondo taxas impagáveis, cuja consequência não é outra senão atingir empresas brasileiras e até mesmo algumas americanas aqui instaladas, que participam do desenvolvimento nacional.

  • O Anjo Bom da Bahia

    Metrópoles, em 15/08/2025

    Conheci Irmã Dulce no primeiro ano de meu governo, em 1985, quando fui à Bahia. Um dos primeiros compromissos de meu programa foi uma visita à OSID - Obras Sociais Irmã Dulce, uma organização que ela formara para exercer a caridade maior, marca de sua vida e sua destinação. Hoje uma das maiores obras filantrópicas do País, se não a maior, distribuindo assistência aos mais pobres e mais necessitados.

  • Nós, noves fora

    Diário do Amapá, em 06/08/2025

    Com a maior satisfação tenho a consciência de que participei com Raul Alfonsín, a quem sempre reverencio, da exclusão do Brasil e da América do Sul da corrida nuclear mundial, a mais fatal de todas as corridas, enquanto existir na face da Terra uma arma nuclear.

Vídeos relacionados