Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Celso Furtado

Perfil do Acadêmico

Oitavo ocupante da Cadeira 11 , eleito em 7 de agosto de 1997, em sucessão a Darcy Ribeiro e recebido pelo Acadêmico Eduardo Portella em 31 de outubro de 1997.
Cadeira: 
11
Posição: 
8
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
26 de Julho de 1920
Naturalidade: 
Pombal - PB
Brasil
Data de eleição: 
7 de Agosto de 1997
Data de posse: 
31 de Outubro de 1997
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
20 de Novembro de 2004

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Canudos se não rendeu. Teve que ser destruída

    Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ), em 16/06/2004

    Em comentário que fiz comemorando o centenário de Os sertões, em 1998, concluí com uma citação de Euclides da Cunha: ''Canudos não se rendeu . Teve que ser destruída''. E arrematei com a pergunta: como evitar na atualidade que nossa miopia ideológica nos conduza à repetição de crimes como os que testemunhou esse autor de rara coragem intelectual? Sem lugar a dúvida, ele continua a ser muito lido. Mais que isso: recentes sondagens de opinião indicam que ele é ainda o autor mais influente em todo o século no que concerne ao entendimento do processo de formação de nossa sociedade. A razão disso certamente não é seu gongorismo nem seu cientificismo positivista, superados pelos avanços das ciências sociais.

  • Para onde caminhamos?

    Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), em 10/11/2004

    Os economistas da nova geração se interrogam freqüentemente sobre as causas das baixas taxas de crescimento da economia brasileira no último quarto de século. Os dados são surpreendentes se temos em conta que no quarto de século anterior o país apresentou um dinamismo considerável, colocando-se entre as duas ou três economias de mais rápido crescimento em todo o mundo. Os economistas não parecem ter explicação para essa mutação tão significativa.