Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Domício Proença Filho

Perfil do Acadêmico

Quinto ocupante da Cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara. Foi eleito Presidente da ABL para os exercícios de 2016 e 2017.
Cadeira: 
28
Posição: 
Atual
Antecedido por:
Data de nascimento: 
25 de Janeiro de 1936
Naturalidade: 
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
Data de eleição: 
23 de Março de 2006
Data de posse: 
28 de Julho de 2006
Acadêmico que o recebeu: 
Fotos relacionadas
  • Palestrante Carlos Ayres Britto junto aos acadêmicos: Domício Proença Filho e Joaquim Falcão durante a conferência: "Novas Censuras"
  • Palestrante Carlos Ayres na conferência "Novas Censuras no dia: 26/05/2022
  • Palestrante Carlos Ayres Britto junto aos acadêmicos: Domício Proença Filho e Joaquim Falcão
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Quem tem medo do novo acordo ortográfico?

    O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 1990, por sete dos oito países lusófonos, foi finalmente promulgado por decreto assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Academia Brasileira de Letras. Era o último documento exigido para a sua efetiva entrada em vigor no Brasil. O ato, emblemático, a data, significativa: 29 de setembro de 2008, dia do centenário da morte de Machado de Assis.

  • Entre acordos e desacordos

    Entra em vigor, em 1º de janeiro de 2009, ao que tudo indica, o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Pelo menos nos quatro países cujos parlamentos o ratificaram: Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e, recentemente, Portugal. É de supor-se que, em função do protocolo regulador da vigência, a adoção dos novos princípios estenda-se a Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. O objetivo, afinal, é a unificação da escrita em todos os países da comunidade lusófona.