Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Língua e Literatura são temas de palestra do Acadêmico Domício Proença Filho

Língua e Literatura são temas de palestra do Acadêmico Domício Proença Filho

 

A Academia Brasileira de Letras deu início ao 1º Ciclo de Conferências do ano, "Áfricas", que conta com a coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, e terá, no total, três palestras gratuitas. No dia 21 de março, o Acadêmico Domício Proença Filho falou sobre Língua e Literatura. As palestras são realizadas sempre às terças-feiras do mês de março (14, 21 e 28), às 16h.

O ciclo teve início no dia 14 de março, com a palestra do escritor e historiador, Luiz Antônio Simas, que falou sobre Raízes Africanas da MPB. Encerrando o ciclo, no dia 28, o escritor Laurentino Gomes ministrará a conferência "A escravidão".

Para se inscrever na conferência, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. A inscrição garante a vaga para a palestra da semana e não a todas as conferências que compõem o ciclo. Para os interessados que não puderem comparecer, também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.

SOBRE O ACADÊMICO

Domício Proença Filho é o quinto ocupante da Cadeira 28, tendo sido eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara. É Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1957), com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola (1958). É Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974), de que é Professor Emérito, Doutor Honoris Causa pela Universidade Clermont-Auvergne. Crítico, poeta, ficcionista, antologista e promotor cultural, escreveu mais de 69 livros, entre eles Por dentro das palavras da nossa Língua Portuguesa e Capitu, memórias póstumas, ambos publicados pela Record e Dionísio esfacelado - Quilombo dos Palmares (Autêntica).

15/03/2023

Notícias relacionadas