Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Antônio Torres faz conferência do ciclo “Vozes contemporâneas: a ficção”

Acadêmico Antônio Torres faz conferência do ciclo “Vozes contemporâneas: a ficção”

 

CONFERÊNCIA SUSPENSA.
NOVA DATA SERÁ OPORTUNAMENTE ANUNCIADA.


O Acadêmico e romancista Antônio Torres fará a quarta e penúltima palestra do ciclo Vozes contemporâneas: a ficção – “À procura de um país – e de si mesmo” –, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni. O evento está programado para terça-feira, dia 22 de abril,  às17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

A Coordenação geral de todos os ciclos de conferências deste ano é do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin.

Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Serão conferidos certificados de frequência.

Saiba mais

O palestrante
Oitavo ocupante da Cadeira nº 23, eleito em 7 de novembro de 2013, na sucessão de Luiz Paulo Horta e recebido em 9 de abril de 2014 pela Acadêmica Nélida Piñon, Antônio Torres nasceu na Bahia em 1940 e estreou na literatura em 1972 com o romance Um cão uivando para a Lua, considerado pela crítica a revelação daquele ano. Hoje, entre os seus 17 títulos publicados, destaca-se a trilogia formada por Essa terra (1976), O cachorro e o lobo (1997) e Pelo fundo da agulha (2006).

Em 1998, foi condecorado pelo governo francês como Chevalier des Arts et des Lettres por seus livros traduzidos na França. Dois anos depois, teve o reconhecimento nacional definitivo ao receber o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. No ano seguinte, ganhou o Prêmio Zaffari & Bourbon, da 9ª Jornada Nacional de Literatura, da Universidade de Passo Fundo (RS), pelo romance Meu querido canibal.

Antônio Torres foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de 2007, com o romance Pelo fundo da agulha. Seus livros focam cenários rurais, urbanos e da História e têm tido várias edições no Brasil e traduções em muitos países (Argentina, Cuba, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra e Israel). O romance Essa terra está em vias de tradução na Bulgária, Albânia e Vietnam.

De 1999 a 2005, foi Escritor Visitante da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – quando ministrava oficinas literárias, realizava aulas inaugurais e proferia palestras nos campus do Maracanã, da Faculdade de Formação de Professores – UERJ de São Gonçalo –, e da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ de Duque de Caxias.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook

16/4/2014

16/04/2014 - Atualizada em 15/04/2014