Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Luiz Paulo Horta

Perfil do Acadêmico

Sétimo ocupante da cadeira 23, eleito em 21 de agosto de 2008, na sucessão de Zélia Gattai, e recebido em 28 de novembro do mesmo ano pelo acadêmico Tarcísio Padilha. Luiz Paulo Horta nasceu no Rio de Janeiro em 14 de agosto de 1943. Faleceu no dia 3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro, aos 69 anos.
Cadeira: 
23
Posição: 
7
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
14 de Agosto de 1943
Naturalidade: 
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
Data de eleição: 
21 de Agosto de 2008
Data de posse: 
28 de Novembro de 2008
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
3 de Agosto de 2013

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Adeus à Jornada

    Que houve problemas de organização, todo mundo sabe. Mas, na minha cabeça, vão ficar da Jornada algumas imagens inesquecíveis. O que pode ser mais bonito: o Papa acossado pelas mães que lhe levavam crianças para serem beijadas, ou os bandos de jovens, com suas bandeiras, caminhando pelas praias do Rio com um excesso de alegria transbordando pelo rosto? Ou a imagem final de Copacabana, coberta de gente, num dia em que o Rio mostrava toda a sua cenografia deslumbrante? Eram retratos de um possível paraíso terrestre que, para mim, deixaram na sombra os transtornos materiais. Aliás, a ideia da peregrinação não é exatamente a dos confortos prosaicos.Mas, Jesus Cristo, de onde veio tanto entusiasmo? Não diziam que a Igreja estava se acabando, vergada ao peso de escândalos? Ela parecia bem viva, nesses últimos dias.

  • À procura de um cânone

    Começa hoje a parte principal da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do papa Francisco. O Brasil não é mais um país tão católico quanto já foi. Nem se exclui a possibilidade de uma ou outra passeata mal-humorada. Mas há poucas dúvidas de que o líder máximo do catolicismo vai se ver, nos próximos dias, envolto numa onda de afetividade bem brasileira.

  • A hora do encontro

    Este domingo, fui à missa na igreja dos jesuítas, rua São Clemente, Botafogo. Igreja lotada, inclusive porque o Colégio Santo Inácio está abrigando mais de mil peregrinos. Nunca vi os cânticos e algumas orações enunciados com tanta convicção. Era emocionante ver aqueles rostos de todos os lados do mundo concentrados num só pensamento.

Vídeos relacionados