Início > Artigos

Artigos

  • Estranhezas e bizarrices

    O Globo, em 09/06/2018

    ‘Sétimo dia da greve dos caminhoneiros. O país continua com paralisações em todas as rodovias. Não há mais tiroteios, assaltos, explosão de caixa eletrônico, roubo de cargas, bala perdida. O Brasil que eu quero para o futuro é um Brasil sem gasolina”.

  • Desalentados e multirraciais

    O Globo, em 26/05/2018

    Artigo em jornal, na página de opinião, tem compromisso com fatos, notícias e acontecimentos. Ao menos, para refletir e analisá-los. É diferente de literatura. Nessa, a primazia absoluta é da linguagem, na exploração de suas possibilidades, para revelar seu poder latente na busca de sentido de se estar no mundo.

  • Ligar os pontos

    O Globo, em 12/05/2018

    Um dia desses, caiu-me nas mãos uma revistinha de passatempo, contendo alguns jogos simples, surpreendentes sobrevivências baseadas em lápis e papel, nesta era de diversões tecnológicas. 

  • Mostrar a cara

    O Globo, em 28/04/2018

    No momento, com Lula preso e Aécio reduzido à sua verdadeira miudeza, seus partidos derretendo e em meio à fedentina geral que emana do MDB, PP e assemelhados, o eleitor começa a avaliar as possíveis candidaturas que são ventiladas. Principalmente para a Presidência. A partir da dor de constatar que foi ludibriado.

  • Seguir em frente

    O Globo, em 14/04/2018

    Estamos vivendo dias tensos e dramáticos. Todos nós. Os que sempre acreditaram no ex-presidente Lula e continuam acreditando. Os que nunca acreditaram. E os que já acreditaram e votaram nele, mas depois foram aos poucos desconfiando, ressabiados, até que finalmente mudaram de ideia — fosse a partir das revelações do mensalão ou mais tarde, em dolorosa queda na realidade após muito tempo de obstinada negação e teimosa esperança.

  • Pobre plantinha tenra

    O Globo, em 31/03/2018

    Ainda que já seja um clichê, não deixa de ser exata a imagem de Otavio Mangabeira que compara a democracia a uma planta tenra que precisa ser regada e cuidada sempre, sob o risco de não sobreviver. Os acontecimentos recentes só vêm lhe dar razão. Exigem cuidados redobrados por parte de cada um de nós.

  • Graças a elas

    O Globo, em 17/03/2018

    Ainda nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, neste primeiro artigo que publico após 8 de março, não quero deixar passar a data em branco. Faço aqui alguns registros e homenagens. Mesmo se algumas são destaques apenas de minha vida pessoal, têm valor simbólico, e sua ação afetou muita gente.

  • De surpresa em surpresa

    O Globo, em 03/03/2018

    O mais surpreendente é constatar a surpresa geral. Ver tanta gente se surpreendendo com a insegurança pública, como se ela não viesse sendo construída devagar e sempre, com tanta eficiência, há tanto tempo. Como se tivesse surgido do nada, de repente, a despertar a indagação: como foi possível chegar a esse ponto?

  • O poder do exemplo

    O Globo, em 17/02/2018

    Gravidade do desacato à lei aumenta quando praticada por quem é alvo da admiração coletiva. Ídolo vira um modelo pernicioso.