Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Lerdeza fatal

    O Globo, em 11/05/2020

    Mário Henrique Simonsen ensinou que o sistema social menos imperfeito é o que sabe corrigir mais rápido seus erros. Chamava a atenção para um aspecto novo no mundo, lá nos anos 1970: não mais o grande a engolir o pequeno, mas o veloz a devorar o lerdo.

  • Mau exemplo contagioso

    O Globo, em 16/03/2020

    Com a chegada da Covid-19, somos instados a ter juízo, manter distância social e responsabilidade cidadã, proteger a nós mesmos e aos outros. Buscar sensatez. Seria bom ter bons exemplos.

  • Quem tem medo de literatura?

    O Globo, em 17/02/2020

    Nunca usei o adjetivo “abjeto”. Mas foi o que me ocorreu quando vi um interrogado, numa CPI no Congresso, acusar uma jornalista de querer trocar sexo por falso testemunho.

  • Um terreno comum

    O Globo, em 19/01/2020

    Sensatez em uma área não é incompatível com sanidade em outra. É possível apoiar o combate a milícias e querer a privatização da Cedae, por exemplo. Ser de centro esquerda e defender votos dissidentes como o de Tabata no caso da Previdência e o de Freixo no pacote anticrime.

  • Paz, amor e democracia

    O Globo, em 22/12/2019

    Natal é hora de cultivar afetos e reconectar com amigos — mesmo meio afastados ultimamente, num país com os nervos à flor da pele, a multiplicar mensagens azedas e atitudes irascíveis. Na área da cultura, então, a julgar pelas nomeações recentes e delirantes manifestações dos nomeados, tudo indica que há um projeto político de terra arrasada contra intelectuais e artistas de todo tipo.

  • Acuados e censurados

    O Globo, em 28/10/2019

    Estamos acuados pela assustadora dimensão do problema ambiental que nos agride de forma crescente, na sucessão de rompimento de barragens, incêndios nas matas e vazamento de óleo no mar.

  • Curto-circuito

    O Globo, em 02/09/2019

    Não parece complicado. Coaf era para controlar atividades financeiras. Identificar operações atípicas e dar alarme. 

  • Esse nivelzinho

    O Globo, em 08/07/2019

    Logo depois do golpe de 1964, desde o primeiro momento em que ficou evidente que a mediocridade comia solta, metendo os pés pelas mãos e dizendo o que lhe dava na telha, Stanislaw Ponte Preta se deu conta da intensidade do fenômeno e começou a registrá-lo em suas crônicas. 

  • Chico Buarque, na alma e na memória

    Globo , em 10/06/2019

    Toda unanimidade é burra, garantia o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues. Durante o governo militar, ele mesmo estava longe de se transformar na relativa unanimidade em que se converteu mais tarde...