Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Seminário Brasil, brasis” de setembro debate na ABL o tema “Eleições e cidadania”

“Seminário Brasil, brasis” de setembro debate na ABL o tema “Eleições e cidadania”

 

O “Seminário Brasil, brasis” de setembro vai debater na Academia Brasileira de Letras o tema “Eleições e cidadania”. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL, e os palestrantes são o Acadêmico e jornalista Merval Pereira, o sociólogo e cientista político Sérgio Abranches e o publicitário e escritor Jorge Maranhão. O evento está programado para o dia 25 de setembro, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada Franca.

Serão conferidos certificados de frequência.

Os eventos do “Seminário Brasil, brasis” têm transmissão ao vivo pelo portal da ABL e são patrocinados pelo Bradesco.

Saiba mais

Oitavo ocupante da Cadeira nº 31, eleito em 22 de junho de 2011, na sucessão de Moacyr Scliar, Merval Pereira Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. É comentarista da Globonews e da CBN e colunista do Globo, onde entrou em 1968, como repórter estagiário, tendo exercido, entre outras funções, a de editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo. Em 1979, recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens “A segunda guerra, sucessão de Geisel”, publicada no Jornal de Brasília e escrita em parceria com o então editor do jornal André Gustavo Stumpf. A série virou livro com o mesmo nome, editado pela Brasiliense, considerado referência para estudos da época e citado por brasilianistas, como Thomas Skidmore.

De 1983 a 1985, trabalhou na revista Veja, onde foi chefe das sucursais de Brasília e Rio e editor nacional em São Paulo. Faz parte do Conselho Editorial das Organizações Globo e integrou o primeiro Conselho Editorial do jornal Valor Econômico; Conselheiro do Centro de Estudos da América da Universidade Candido Mendes. É media leader do World Economic Forum, onde foi mediador de debates sobre a situação do Brasil e da América Latina. É membro titular da Academia Brasileira de Filosofia e membro do Board of Visitors da John S. Knight Fellowships da Universidade Stanford. Em 2008, passou um período na Universidade de Columbia, em Nova York, como visiting scholar do Centro de Estudos Latino-Americanos. Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística, a mais importante premiação internacional do jornalismo das Américas.

Sérgio Abranches é sociólogo, PhD, cientista político e analista político. Comentarista da Rádio CBN, mantém o boletim diário “Ecopolítica”. Escreve regularmente sobre mudança climática, sustentabilidade e macrotendências nos sites Ecopolítica e Ecopolity. Colaborador permanente do blog The Great Energy Challenge, uma parceria entre o Planet Forward e a National Geographic.

Em 1988, publicou o artigo “O presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro”, na Revista de Ciências Sociais. Seu trabalho sobre os Muriquis, da Reserva Montes Claros, Caratinga, MG, em coautoria com Miriam Leitão e publicado simultaneamente em O Globo e em O Eco, recebeu o prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica 2007, da SOS Mata Atlântica.

Finalista da categoria Jornalista de Sustentabilidade do prêmio Comunique-se 2011, recebeu o Prêmio Especial Personalidade do Ano em Sustentabilidade do Jornalistas & Companhia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Autor de Copenhague: Antes e Depois.

Jorge Maranhão é publicitário, consultor, escritor, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundador e diretor de criação da Propaganda Professa e especialista em comunicação corporativa.

Atualmente dirige o Instituto de Cultura de Cidadania e edita o site www.avozdocidadao.com.br, além de produzir e apresentar os boletins da “Voz do Cidadão” nas rádios Globo e CBN. Colabora com artigos de opinião sobre mídia, cidadania, arte, cultura, política e comunicação nos principais jornais do país.

É autor de livros de ficção e ensaios sobre publicidade, arte, mídia e cultura de cidadania, entre eles A arte da publicidade, Mídia e cidadania, A voz do cidadão e Cultura de cidadania – para construir um novo país.

19/9/2014

19/09/2014 - Atualizada em 18/09/2014