Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente da ABL abre oficialmente a Feira Internacional do Livro de Frankfurt

Presidente da ABL abre oficialmente a Feira Internacional do Livro de Frankfurt

 

A Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmica Ana Maria Machado, juntamente com o escritor mineiro Luiz Ruffato, fez o discurso de abertura da Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2013, na Alemanha, no dia 8 de outubro, terça-feira. O evento deste ano, programado para se encerrar no dia 13, homenageou ao Brasil. Participaram também da Feira as Acadêmicas Nélida Piñon e Rosiska Darcy de Oliveira e os Acadêmicos Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro e José Murilo de Carvalho.

“Ao agradecermos o convite para esta vinda a Frankfurt, retribuímos também com outro convite: venham conhecer o Brasil que está nos livros, o Brasil que escreve e se escreve”, afirmou Ana Maria Machado (leiam o discurso na íntegra). Depois de discorrer sobre o olhar do mundo, nas décadas de 60 e 70, que esqueceu o Brasil e se voltou para o realismo mágico dos autores da América espanhola, explicou: “Nossos escritores nunca foram prioritariamente habitantes desses píncaros – embora talvez o gênero tenha sido criado no século XIX pelo brasileiro Machado de Assis, com Memórias Póstumas de Brás Cuba. Nossa praia é outra, como dizemos, Ou são outras. Variadíssimas. Surpreendentes. Por vezes, inclassificáveis”.

Ana Maria Machado disse, ainda, que a literatura feita no Brasil tem muito a oferecer, na variedade de protótipos, na inquietação, na inovação, nos mais variados registros de diálogo irônico com o cânone em piscadelas literárias do todo tipo, das mais refinadas e sutis às mais divertidas e escrachadas paródias, pastiches, intertextualidades: “Mas tenham certeza de que vão encontrar o reverberar dos problemas brasileiros nas obras de variados autores de percepção aguda”.

A escritora lembrou que, no conjunto, os livros produzidos no Brasil levantam indagações, reflexões, diálogos críticos com o real, hipóteses do imaginário, a partir de fatos do cotidiano e de sabores por eles despertados em todos: “Como amostra dessa produção na literatura, aqui chegamos com uma delegação de 70 escritores, que refletem isso. Sei bem que esse número suscitou estranhamento e foi até mesmo recebido com ironias e críticas em certos círculos, interpretado como um gesto arrogante e presunçoso – como se qualquer país pudesse imaginar ter 70 grandes escritores a apresentar ao mundo ao mesmo tempo. Mas proponho outra leitura, mais modesta e simpática. Afinal, essa quantidade corresponde a um país continental, de 200 milhões de habitantes, com oito milhões e meio de quilômetros quadrados (quase vinte vezes o tamanho da Alemanha)”.

Ao finalizar seu discurso, a Presidente da ABL disse: “Encerro repetindo o convite a cada um para que se aproxime de nossos livros e venha garimpar tesouros nesses ricos veios, em busca de suas descobertas pessoais. Há livros para todo gosto. Seguramente cada leitor saberá encontrar o seu. Provavelmente, mais de um se revelará atraente. Para isso, basta chegar perto, procurar ler, enfrentar o desafio de ir além da superfície e não se limitar apenas aos que nela flutuam, selecionando somente os que confirmam o que já se espera achar. Garanto que boas surpresas estão a sua espera. Sejam bem vindos”.

Saiba mais

A programação completa dos Acadêmicos da ABL na Feira de Frankfurt foi a seguinte: dia 9 de outubro, Carlos Heitor Cony e Nélida Piñon falaram sobre o tema Convergência da memória, no Pavilhão do Brasil; e João Ubaldo Ribeiro e Ana Maria Machado, Escritores na Zentralbibliothek, na Zentralbibliothek Stadtbücherei Frankfurt am Main; dia 11 de outubro, Rosiska Darcy de Oliveira, juntamente com a escritora paulista Maria Rita Kehl, participou da mesa literária Tempo e Liberdade: Brazil Discussion, no Pavilhão do Brasil; e José Murilo de Carvalho esteve no colóquio organizado pela Universidade Goethe para falar sobre a História e formação do pensamento brasileiro; dia 12 de outubro,  o tema foi As muitas vozes do Brasil, com Carlos Heitor Cony, Beatriz Bracher, Cristóvão Tezza e o escritor e diplomata João Almino, na Katholische Hochschulgemeinde/Evangelische Studierendengemeinde, Universistäqtscampus; enquanto João Ubaldo Ribeiro e João Almino estiveram na mesa literária Alegorias e Utopias; assim como José Murilo de Carvalho e Mary del Priore, que participaram da mesa literária O País dos deslocamentos – Brazil Discussion, no Pavilhão do Brasil.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

14/10/2013

08/10/2013 - Atualizada em 07/10/2013