A Academia Brasileira de Letras, a Secretaria de Cultura do Rio e o Metrô Rio estão juntos no projeto “Livro vai, livro vem” que tem o objetivo de incentivar a leitura entre os usuários do transporte na cidade.
A ABL cedeu 1000 livros que estão espalhados em estantes em quatro estações de metrô – Pavuna, Central do Brasil/Centro, Saens Peña/Tijuca e General Osório.

Os passageiros são incentivados a levar uma obra literária e escolher outra para levar para casa, estimulando o compartilhamento de histórias. Basta pegar um livro e deixar outro exemplar para que outras pessoas também possam ler e participar da iniciativa.
As estantes estão disponíveis de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h, mesmo horário de funcionamento do MetrôRio.
Também é possível contribuir com doações de mais livros para manter as estantes. Eles, no entanto, precisam estar em bom estado de conservação.

O Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto visitou nesta manhã a estação General Osório, onde pode constatar o interesse dos usuários pelos livros.
A ABL se junta a este projeto do Metrô e da secretaria de Cultura trazendo livros, porque é um projeto altamente exitoso. Lembro que o livro e a leitura potencializam a cognição de quem lê. É uma alegria muito grande, vamos realimentar com mais livros, estamos mito contentes de fazer parte desta iniciativa”.
19/11/2025