Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Política” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Política” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O oitavo episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Merval Pereira. O tema escolhido foi "Pandemia e Política". A apresentação foi feita pelo Acadêmico Domício Proença Filho e a coordenação-geral do ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o acadêmico fala sobre a globalização e o efeito da pandemia na política: “A pandemia reforçou a proposta de um mundo globalizado e, sobretudo, interconectado, com uma visão humanista necessária à própria sobrevivência. Não ser infectado pela COVID-19 depende de uma decisão individual, mas também, do entendimento que, se protegendo, protegem-se também as demais pessoas que nos circundam. (...) A inevitabilidade da morte não significa que ela não deva ser retardada o máximo possível, através de uma vida saudável e dos meios de atendimento à população mais carente. A valorização da ciência e da tecnologia é inevitável como política pública de um mundo pós-pandemia. Todos esses temas estarão na ordem do dia se quisermos participar de um mundo que ganhará uma ressignificação depois do sofrimento provocado por um vírus que nos mostrou nossa pequeneza diante do universo. Ao mesmo tempo em que a grandeza do ser humano emergiu da solidariedade planetária. O mundo mudará pela mudança individual de seus habitantes, atingidos pela peste, e com ele mudará a política, pelo menos, a Política com Pê maiúsculo.”

Estão previstos, até o final de setembro, mais 7 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
18/08/2020