O Ateneu, de Raul Pompeia, como precursor da autoficção, será discutido na palestra de encerramento do ciclo ‘Os ficcionistas’, na ABL
Publicada em 25/06/2015
O professor e escritor José Leonardo do Nascimento fez a palestra de abertura do ciclo “Travessias no Sertão” – Os Sertões, de Euclides da Cunha: travessias históricas e literárias – , sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni. A conferência aconteceu no dia 7 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Foram fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.
“Travessias no Sertão” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 14, Acadêmico Alberto da Costa e Silva, Vidas Secas; 21, Marcus Mazzari, Grande sertão e a tradição fáustica; 28, Carlos Newton Júnior, A pedra do reino: o sertão mítico e poético de Ariano Suassuna.
Doutor em História da Cultura pela Universidade de Paris, livre-docente em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Leonardo do Nascimento fez pós-doutorado na Universidade Clássica de Lisboa sobre os Vínculos Culturais entre Brasil e Portugal no final do século XIX.
Professor de Estética, de História da Arte e de Cultura Brasileira no Instituto de Artes Unesp, organizador e autor do livro Os sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos, e coorganizador de Juízos críticos – Os sertões e os olhares de sua época, José Leonardo do Nascimento publicou, ainda, O primo Basílio na imprensa brasileira do século XIX – Estética e História; São Paulo no século XIX; e Euclides da Cunha e a estética do cientificismo.
José Leonardo do Nascimento também organizou e apresentou a publicação em livro, pela Editora da Unesp – da qual é membro do Conselho Editorial Acadêmico –, do jornal satírico Os ferrões (1º de julho a 15 de outubro de 1875), publicação quinzenal assinada por Notus Ferrão (José do Patrocínio) e Eurus Ferrão (Demerval da Fonseca).
02/07/2015Publicada em 25/06/2015