Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Legado de Nise da Silveira é tema de palestra na ABL

Legado de Nise da Silveira é tema de palestra na ABL

 

Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, Nise da Silveira revolucionou o tratamento mental no Brasil. Seu trabalho será abordado em palestra na Academia Brasileira de Letras na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A conferência integra o ciclo “Cadeira 41” e será ministrada pelo Acadêmico e escritor Marco Lucchesi, que conviveu com Nise. A coordenação do ciclo é da Acadêmica Ana Maria Machado. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/marco-lucchesi-fala-sobre-nise-da-silveira/

Para a Acadêmica Ana Maria Machado, Nise da Silveira é “maravilhosa brasileira a quem devemos tanto na história e na cultura brasileira”.

Nise da Silveira nasceu em Maceió, no Estado de Alagoas, em 1905. Se formou pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1926. Dedicou-se à psiquiatria sem nunca aceitar as formas agressivas de tratamento da época, como a internação, os eletrochoques, a insulinoterapia e a lobotomia. Nise foi pioneira no Brasil na pesquisa das relações afetivas entre pacientes e animais, aos quais chamava de co-terapeutas. Foi presa como comunista e afastada do Serviço Público de 1936 a 1944. Anistiada, fundou, em 1946, a Seção de Terapêutica Ocupacional no antigo Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, que hoje leva seu nome.

Em 1952, criou o Museu de Imagens do Inconsciente, um Centro de Estudo e de Pesquisa que reúne obras produzidas nos ateliês de atividades expressivas. Também foi responsável pela formação do Grupo de Estudos C.G. Jung, em abril de 1955, e no ano seguinte, juntamente com um grupo de pessoas motivadas pelas mesmas ideias, dá vida a mais um projeto: a criação da Casa das Palmeiras, uma clínica destinada ao tratamento de egressos de instituições psiquiátricas, onde atividades expressivas são realizadas livremente, em regime de externato. Como reconhecimento à importância de sua obra, Nise recebeu condecorações, títulos e prêmios em diferentes áreas do conhecimento: saúde, educação, arte e literatura. Seu trabalho e seus princípios inspiraram a criação de Museus, Centros Culturais e instituições terapêuticas no Brasil e no exterior. Com seu trabalho, introduziu a psicologia junguiana no Brasil.

O CICLO

O ciclo "Cadeira 41" se encerra no dia 29 de agosto, com palestra ministrada pelo Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto. O tema abordado será o poeta negro Cruz e Souza. A coordenação geral do ciclo é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Todas as palestras do ciclo contam com tradução em libras.

SOBRE MARCO LUCCHESI

Marco Lucchesi é o sétimo ocupante da Cadeira nº 15, tendo sido eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila. Foi recebido em 20 de maio de 2011 pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. Presidiu a Academia Brasileira de Letras de 2018 a 2021. Escritor, poeta, ensaísta, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense, obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. É autor, entre outros, dos romances O bibliotecário do imperador e O Dom do Crime. O livro Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. É professor titular de Literatura Comparada da UFRJ e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.

17/08/2023