Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Marco Lucchesi

Perfil do Acadêmico

Sétimo ocupante da cadeira nº 15, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila , foi recebido em 20 de maio de 2011 pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. Foi eleito Presidente da ABL para o exercício de 2018.
Cadeira: 
15
Posição: 
Atual
Data de nascimento: 
9 de Dezembro de 1963
Naturalidade: 
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
Data de eleição: 
3 de Março de 2011
Data de posse: 
20 de Maio de 2011
Acadêmico que o recebeu: 
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

  • Morre no Rio de Janeiro, aos 91 anos, o Acadêmico Murilo Melo Filho

    Publicada em 27/05/2020

    “Murilo Melo Filho foi um dos grandes jornalistas brasileiros da segunda metade do século XX. Acompanhou de perto a política nacional, a construção de Brasília e a guerra do Vietnã. Conheceu inúmeros chefes de Estado, a quem dedicou páginas antológicas, dos mais variados espectros políticos. Foi também um acadêmico exemplar, assíduo, com a disposição de emprestar seu talento aos mais diversos cargos e serviços na Academia. Guardo a imagem de um homem bom, de uma alta sensibilidade humana, voltada sobretudo para os mais vulneráveis e desprovidos. Um momento de tristeza.”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi
  • Morre no Rio, aos 89 anos, o Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco

    Publicada em 15/03/2020

    “O embaixador Affonso Arinos de Mello Franco foi um memorialista de águas cristalinas. Dotado de profunda intuição, compreendeu, como poucos, o sentimento do tempo: a longa duração diante da impermanência. Foi também um ensaísta primoroso, arguto e sutil. Escreveu sobre dois amigos notáveis: Vinicius de Moraes e Guimarães Rosa. Affonso foi um historiador atento às raízes do Brasil, com larga erudição, além de profundo italianista. Conhecia bem Dante e Varnhagen, Machado e Manzoni. Perco um amigo querido. Um homem probo e severo. Um grande brasileiro.”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi

Artigos relacionados

  • Lembrai-vos do passado

    O Globo, em 03/06/2020

    Cresci ouvindo histórias da Segunda Guerra. Meus pais eram da Toscana. E os anos de 1943-1944 foram os mais cruéis numa Itália devastada.

  • Vidas Paralelas

    Jornal de Letras, Artes e Ideias (Lisboa), em 20/05/2020

    Como todos os meninos, fui também um caçador de heróis. A leitura das Vidas paralelas de Plutarco, largo manancial de coragem e ousadia, ordenou parte desse imaginário caçador.