Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Diretoria da ABL, reeleita por unanimidade, para o exercício de 2013, toma posse do Salão Nobre do Petit Trianon

Diretoria da ABL, reeleita por unanimidade, para o exercício de 2013, toma posse do Salão Nobre do Petit Trianon

 

A Diretoria da Academia Brasileira de Letras, reeleita para o exercício de 2013, tomou posse nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, em cerimônia realizada no Petit Trianon. A chapa vencedora por unanimidade na eleição realizada no dia 06 de dezembro deste ano, encabeçada Ana Maria Machado, reeleita para a Presidência, está assim constituída: Presidente: Ana Maria Machado; Secretário-Geral: Geraldo Holanda Cavalcanti; Primeiro-Secretário: Domício Proença Filho; Segundo-Secretário: Marco Lucchesi; e Tesoureiro: Evanildo Cavalcante Bechara.

Ana Maria Machado, em seu discurso de posse, afirmou que 2012 fora um período de intensas realizações na ABL. “Dominados pelas comemorações do centenário de nascimento do Acadêmico Jorge Amado, fomos fieis ao exemplo do romancista baiano: as atividades acadêmicas mergulharam fundo nas matrizes populares de nossa sociedade e se abriram ao cosmopolitismo e ao diálogo com o mundo”. A Presidente lembrou que a ABL dera “ênfase a um trabalho de apoio à leitura e a um ambiente favorável à escrita e à literatura nas UPPs” – as comunidades recentemente pacificadas no Rio de Janeiro.

Disse, ainda, que “em paralelo acentuamos uma linha de parcerias internacionais com instituições estrangeiras, sobretudo universidades, buscando estimular o estudo de nossos autores no exterior e incentivar a constituição de uma fortuna crítica sobre eles, com a publicação de análises de suas obras”. Afirmou, também, que “nem por isso descuidamos de nossas atividades já tradicionais, abertas a um público numeroso e fiel”.

Encerrando seu discurso, agradeceu o apoio dos Acadêmicos e a colaboração dos funcionários: “Procuramos não desmerecer o exemplo dos que nos precederam, solo onde fincamos as raízes que nos sustentam e alimentam. Mas não perdemos de vista o país com que sonhamos, construção lenta e contínua, à cuja altura desejamos nos elevar com as asas do nosso esforço conjunto”.

 Os diretores para o exercício de 2013

Ana Maria Machado – Considerada pela crítica como uma das mais completas e versáteis escritoras brasileiras contemporâneas, a Acadêmica ocupa, desde 2003, a Cadeira numero 1 da ABL. Ganhou, em 2001, o mais importante prêmio literário nacional – o Machado de Assis, outorgado pela ABL, pelo conjunto de sua obra como romancista, ensaísta e autora de livros infanto-juvenis. Um ano antes, recebera do IBBY (International Board on Books for the Youth) a Medalha Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil, por ser o mais alto prêmio internacional do gênero, conferido a cada dois anos a um escritor, pelo conjunto da obra. Carioca, começou como pintora, tendo estudado no Museu de Arte Moderna do Rio e no de Nova Iorque. Como jornalista, trabalhou em Paris e Londres, além de em muitos jornais e revistas no Brasil. Tornou-se escritora em 1969 e publicou nove romances, oito livros de ensaios e dezenas de infanto juvenis. Seus livros venderam quase dezenove milhões de exemplares e têm sido objeto de numerosas teses universitárias – inclusive fora do país.

Geraldo Holanda Cavalcanti – Pernambucano do Recife e ocupante da Cadeira número 29 da ABL, eleito em 2011, o Acadêmico, além de diplomata e escritor, também é poeta, ensaísta e tradutor. Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife, em 1951. Diplomata por mais de quatro décadas, profissão a que dedicou a maior parte de seu tempo, serviu em Genebra, Washington, Moscou e Bonn, entre outras grandes cidades. Por sua obra como poeta, recebeu em 2000 o Prêmio Fernando Pessoa, da União Bras ileira de Escritores.

Domício Proença Filho – Quinto ocupante da Cadeira 28 da ABL, eleito em 2006, o Acadêmico é Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia, com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola. É Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aposentado, após 38 anos de trabalho docente, nos cursos de graduação e pós-graduação, atuou em inúmeros estabelecimentos de ensino médio no Brasil e no exterior.

Marco Lucchesi – Carioca, o Acadêmico, ocupante da Cadeira número 15, eleito em 2011, é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Colégio do Brasil. Formado em História pela UFF, Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e Pós-Doutor em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, Alemanha. Pesquisador do CNPq.  Seus livros em italiano ganharam os seguintes prêmios: Poesie (Prêmio Cilento 1999); Lucca dentro (Prêmio da Câmara de Comércio de Lucca).

Evanildo Cavalcante Bechara – O Acadêmico, pernambucano e ocupante da Cadeira número 33 da ABL, eleito em 2000, cursou Letras, modalidade Neolatinas, na Faculdade do Instituto La-Fayette, hoje UERJ. Aos 17 anos escreveu seu primeiro ensaio, intitulado Fenômenos da intonação, publicado em 1948. Implantou o novo Acordo Ortográfico na 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, membro da Société de Linguistique Romane, e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

 Assuntos relacionados

Relatório de Atividades 2012 da Academia Brasileira de Letras

13/12/2012

09/12/2012 - Atualizada em 09/12/2012