A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao ciclo de conferências “O bom humor na ABL”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, com palestra do Acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho sobre o tema “ABL: uma casa bem-humorada”. O ciclo mostra que a Academia tem, também, uma face bem mais divertida do que se imagina. O evento aconteceu no dia 11 de junho, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
De acordo com Cícero Sandroni, o ciclo pretende exibir em suas palestras semanais que a Academia, desde a fundação até os dias de hoje, sempre abrigou escritores voltados para textos cômicos: “Nosso primeiro Presidente, Machado de Assis, talvez tenha sido o de maior destaque. Uma frase sua – ‘Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia’ – escrita no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, deixa isso bem evidente. Outros autores também revelaram seu lado bem humorado, entre eles Martins Pena, patrono da Cadeira 29. Mas temos muitos mais, como Moacyr Scliar, João Ubaldo Ribeiro e Carlos Heitor Cony, por exemplo”, afirmou o coordenador.
O ciclo terá mais duas conferências: dia 18 de junho. “O humor e o cômico”, com o professor Cláudio Murilo Leal; e dia 25 de junho, “O humor na ficção acadêmica”, com o escritor Flávio Moreira da Costa.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
12/6/2014
05/06/2013 - Atualizada em 04/06/2013