Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmicos da ABL Domício Proença Filho, Merval Pereira e José Murilo de Carvalho participam do Seminário Internacional sobre a Minustah

Acadêmicos da ABL Domício Proença Filho, Merval Pereira e José Murilo de Carvalho participam do Seminário Internacional sobre a Minustah

 

O Acadêmico e professor Domício Proença Filho, Presidente da ABL, coordenou a mesa intitulada “O Brasil e o futuro das Operações de Paz após a Minustah”, no segundo dia do Seminário, das 15h15min às 17h15 min. Desse mesmo debate, participou o Acadêmico e jornalista Merval Pereira, Segundo-Secretário. A mesa “O Brasil e as operações de Paz antes da Minustah”, no dia anterior, contou com a presença do Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, Diretor do Arquivo, das 13h15min às 14h45min.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti ou Minustah (sigla derivada do francês: Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haïti) foi uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (Csonu), em 30 de abril de 2004. O Csonu decidiu por sua extinção em 13 de abril deste ano, num processo gradual de remoção até o esvaziamento do contingente militar, do qual o Brasil fez parte, encerrado no dia 15 do mês passado. Ao mesmo tempo, uma nova missão foi estabelecida, de apoio à Justiça no Haiti, composta, majoritariamente por juízes, diplomatas e policiais.

Promovido pelo Ministério da Defesa, por meio da Marinha do Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o evento marcou o encerramento da Missão de Paz no Haiti e teve por propósito analisar a participação brasileira na Minustah, identificar as principais lições aprendidas e apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil.

A programação do Seminário Internacional “13 anos do Brasil na Minustah: lições aprendidas e novas perspectivas”, foi divulgada pela Marinha do Brasil. Dentre os palestrantes, estavam presentes o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, o Subsecretário-Geral do Departamento das Operações de Paz da ONU, Jean Pierre Lacroix, e o Secretário de Assuntos Estratégicos, Hussein Ali Kalout, assim como antigos Comandantes de Força da Minustah e diversas autoridades nacionais e estrangeiras, com experiência no tema “Missões de Paz da ONU”.

14/11/2017