Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico, escritor e ensaísta Moacyr Scliar (1937-2011) recebe homenagem da Casa do Saber Rio O Globo na abertura das atividades de 2016

Acadêmico, escritor e ensaísta Moacyr Scliar (1937-2011) recebe homenagem da Casa do Saber Rio O Globo na abertura das atividades de 2016

 

A Casa do Saber Rio O Globo comemora a primeira década de atividades a partir do dia 23 de fevereiro, com homenagem ao Acadêmico, escritor e ensaísta Moacyr Scliar (1937-2011). Às 20 horas, o Acadêmico e escritor Domício Proença Filho, Presidente da ABL, e o jornalista e escritor Luis Fernando Veríssimo conversaram sobre a contribuição literária do ensaísta. A moderação foi do Acadêmico, jornalista e escritor Zuenir Ventura.

O homenageado

Sétimo ocupante da Cadeira nº 31, eleito em 31 de julho de 2003, na sucessão de Geraldo França de Lima, Moacyr Scliar nasceu em 23 de março de 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre, aos 73 anos. 

Em 1962, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública exerceu a profissão junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (Sandu).

Foi professor visitante na Brown University (Department of Portuguese and Brazilian Studies) e na Universidade do Texas (Austin), nos Estados Unidos. Frequentemente, era convidado para conferências e encontros de literatura no país e no exterior. Seu primeiro livro, publicado em 1962, foi Histórias de Médico em Formação, contos baseados em sua experiência como estudante. Em 1968 publica O Carnaval dos Animais, contos que considerava de fato sua primeira obra.

Autor de 74 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infantojuvenil, escreveu, também, para a imprensa. Obras suas foram publicadas em muitos países: Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Canadá. Teve textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio, inclusive no exterior.

Foi, durante 15 anos, colunista do jornal Zero Hora, onde discorria sobre medicina, literatura e fatos do cotidiano. Colaborou com a Folha de S. Paulo desde a década de 90. Moacyr Scliar é considerado um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Os temas dominantes de sua obra são a realidade social da classe média urbana no Brasil, a medicina e o judaísmo.

20/02/2016