Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL vai promover o encerramento da série de homenagens ao Acadêmico Darcy Ribeiro, no 20º aniversário de sua morte

ABL promoveu o encerramento da série de homenagens ao Acadêmico Darcy Ribeiro, no 20º aniversário de sua morte

 

Com uma sessão especial e mesa presidida pelo Acadêmico e Professor Alberto Venancio Filho – Conselheiro da Fundação Darcy Ribeiro –, a Academia Brasileira de Letras realizou, no dia 17 de fevereiro, o encerramento da série de homenagens ao Acadêmico Darcy Ribeiro, que morreu no dia 17 de fevereiro de 1997 e ocupou a cadeira nº 11 da ABL, fundada por Lúcio de Mendonça, que escolheu como patrono o poeta Fagundes Varela.

O evento na ABL, organizado pela Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR), culminou uma série de homenagens, sob o título geral de “Darcy Ribeiro- 20 anos- Que falta ele nos faz!”, com início em Seminário no Arquivo Nacional, no dia 15/02.

O Reitor da UFRJ, Professor Roberto Leher foi o conferencista da abertura do evento na ABL, que teve a presença do Presidente da Academia,  Acadêmico e Professor  Domício Proença Filho, acadêmicos,  e do Presidente da FUNDAR, Paulo Ribeiro.

Programação

Os encontros reuniram professores, escritores, cientistas políticos e amigos de Darcy Ribeiro, que debateram sua produção intelectual e contribuição em antropologia, educação, cultura, literatura e política.

Para os dias 15 e 16 de fevereiro, a Fundar preparou um Seminário, no Arquivo Nacional, na Praça da República, centro do Rio, que reuniu intelectuais, professores, lideranças indígenas e personalidades, em quatro mesas , para debater os temas “Darcy semeia escolas”, “Os fazimentos de Darcy”, “Darcy em prosa e verso” e “Darcy dos índios”.

Explica a FUNDAR que os  temas, escolhidos pela equipe que coordenou a realização dos  eventos, representam as quatro facetas mais marcantes de Darcy Ribeiro.

Seminário com quatro mesas temáticas para debater os principais legados de Darcy Ribeiro.

Local: Arquivo Nacional (Praça da República, 173 - Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Mesa 1 (9h30 - 12h30)
Tema: “Darcy semeia escolas”
Lia Faria
Helena Bomeny
Lucia Velloso
Mediação: Naná Gama e Silva

Mesa 2 (14h30 - 17h30)
Tema: “Os fazimentos de Darcy”
Adelia Maria Miglievich Ribeiro
Cesar Benjamin
João Luiz de Souza
Haroldo Costa
Mediação: Maria Elizabeth Brêa

Mesa 3 (9h30 - 12h30)
Tema: “Darcy em prosa e verso”
Eric Nepomuceno
Luzia de Maria
Haydée Ribeiro
Mediação: Yolanda Lobo

Mesa 4 (14h30 - 17h30)
Tema: “Darcy dos índios”
Álvaro Tukano
Mércio Gomes
Eliane Potiguara
Mediação: Gisele Moreira

Das 15h às 18h: Sessão de homenagens a Darcy Ribeiro

Academia Brasileira de Letras - (Av. Presidente Wilson, 203 - Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Abertura: Palestra do Reitor da UFRJ, Roberto Leher

Depoimentos em homenagem a Darcy Ribeiro: Nélida Piñon, Alberto Venancio Filho, Fernando Henrique Cardoso, Zuenir Ventura; Rosiska Darcy de Oliveira; Lúcia Murat; Nilo Batista; Waldeck Carneiro; Cristóvão Buarque; Comte Bittencourt; Eduardo Costa; Fernando Brito; Fernando Henrique Cardoso; Gilberto Gil; José Carlos Sussekind; Leonel Kaz; Mércio Gomes; Trajano Ribeiro; Vivaldo Barbosa; Fernando Moraes.

09/02/2017 - Atualizada em 09/02/2017