Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL dá início ao ciclo Literatura e as margens, em setembro

ABL dá início ao ciclo Literatura e as margens, em setembro

 

A Academia Brasileira de Letras dá início ao ciclo “Literatura: o centro e as margens”, sob a coordenação do Acadêmico Geraldo Carneiro. O ciclo terá quatro conferências. A primeira, “A questão do cânone literário e o caso brasileiro”, será ministrada pelo crítico literário Roberto Acízelo, na próxima terça-feira (5), às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca e todas as conferências possuem tradução em libras. A inscrição pode ser feita pelo link: https://www.even3.com.br/a-questao-do-canone/. A coordenação geral dos ciclos de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

- A história da literatura está sempre em busca de um cânone. Mas raras vezes se dá conta de que esse cânone é mutável, varia conforme as diversas leituras e os tempos diversos. Hoje, por exemplo, o protagonismo da literatura ocidental pertence a grupos antes marginalizados. Como diz Camões, todo mundo é composto de mudança. Nosso ciclo tem como tema essa dança, essas negociações entre o centro e a margem. De como a margem se torna centro e o centro se torna margem - ressaltou Carneiro.

O ciclo segue no dia 12 de setembro com a palestra “A literatura infanto-juvenil”, que será ministrada pela escritora Marisa Lajolo. No dia 19, a pesquisadora Livia Jacob, que possui pós-doutorado em Estudos Literários pela UERJ, falará sobre "O indígena e a literatura: do outro ao nós”. A última conferência, sobre “Os feminismos de hoje” fica a cargo da Acadêmica e escritora Heloisa Teixeira.

Sobre o conferencista

Roberto Acízelo de Souza é doutor em teoria da literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estudos de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Entre seus livros recentes, contam-se "Revoluções literárias – manifestos das principais vanguardas modernistas" (2022), "O labirinto e o plano: textos seminais para os estudos literários – 1905-2017" (2021), "Como e por que sou professor de literatura" (2020).

31/08/2023

Vídeos relacionados