A ABL (Academia Brasileira de Letras) recebeu 15 inscrições para a vaga deixada pelo poeta Antonio Cícero, que morreu no mês passado, aos 79 anos. A lista final dos postulantes à cadeira 27 foi divulgada nesta sexta-feira (8).
No passado recente, o maior número de inscrições foi registrado na eleição de Rosiska Darcy, em 2013, com 16 interessados, segundo a assessoria de imprensa da instituição.
Entre os que se candidataram agora, estão o escritor e diplomata aposentado Edgard Telles Ribeiro —que recebeu 12 votos na disputa pela vaga que acabou sendo conquistada pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz, em março— e o jornalista e escritor Tom Farias, que é colunista da Folha e participa da disputa pela primeira vez.
A relação de concorrentes divulgada pela ABL inclui ainda, entre outros: Carlos Cardoso, Sonia Netto Salomão, Efigênio Moura, Eduardo Baccarin Costa, João Calazans Filho, Martinho Ramalho de Melo, Alda Nilma de Miranda e J. M. Monteirás.
A eleição do novo imortal está marcada para 11 de dezembro. A morte do poeta, escritor e filósofo Antonio Cicero reavivou no Brasil o debate sobre morte assistida, já que ele, diante de um diagnóstico de Alzheimer, decidiu pelo suicídio assistido na Suíça, onde a prática é legal.
O intelectual carioca, um dos mais célebres letristas da música brasileira, convivia com os sintomas da doença, sofria com limitações e já tinha passado por diversas internações. Cicero deixou a irmã Marina Lima, com quem escreveu diversas canções, e era amigo de personalidades como Caetano Veloso. Em declaração pública, Caetano afirmou admirar a coerência e a lucidez do amigo, mas disse que elas não desfazem a tristeza do luto.
Matéria na íntegra: https://www.diariodecuiaba.com.br/ilustrado/vaga-de-antonio-cicero-na-academia-brasileira-de-letras-tem-15-candidatos/694841
12/11/2024