Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Paulo Carneiro > Paulo Carneiro

Biografia

Terceiro ocupante da Cadeira 36, eleito em 20 de maio de 1971, na sucessão de Clementino Fraga e recebido pelo Acadêmico Ivan Lins em 4 de outubro de 1971.

Paulo Carneiro (Paulo Estevão Berredo Carneiro) nasceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ, a 4 de outubro de 1901 e faleceu na mesma capital em 17 de fevereiro de 1982. Era filho de Mário Barbosa Carneiro e Maria Teodoro de Berredo Carneiro.

Os estudos acadêmicos de Paulo Carneiro se encaminharam, sobretudo, para o campo da Química. Foi funcionário do Ministério da Agricultura, Secretário de Agricultura no Estado de Pernambuco, docente de Química Geral na Escola Politécnica e professor dessa disciplina em várias instituições de ensino.

Durante quatro anos esteve em atividade no Instituto Pasteur, de Paris, onde se doutorou em 1931. Publicou estudos sobre o curare, veneno que merecera a atenção de Claude Bernard, um dos grandes expoentes da medicina experimental no século XIX.

Quando exercia as funções de Secretário do Governo de Pernambuco redigiu Paulo Carneiro uma carta aos bispos daquele Estado na qual chamava a atenção para a lastimável condição de miséria que atingia os trabalhadores urbanos e rurais da região. (“A Igreja e o Estado em prol do trabalhador pernambucano” - 25 de setembro de 1935).

As pesquisas de Paulo Carneiro na França receberam palavras de louvor da Academia de Medicina de Paris. Indicado pelo governo brasileiro o cientista participou da Primeira Assembleia Geral das Nações Unidas, efetuada no ano de 1946. A seguir foi nomeado embaixador do Brasil junto à UNESCO, função que exerceu de 1946 a 1958.

O culto á memória do fundador da Religião da Humanidade (Augusto Comte) teve em Paulo Carneiro um dos seus grandes adeptos.

Atualizado em 05/04/2016.