Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Quinta é Cultura: Sonia Salomão fala sobre a obra Machado de Assis e sua repercussão

Quinta é Cultura: Sonia Salomão fala sobre a obra Machado de Assis e sua repercussão

 

“Machado de Assis entre temas identitários e recepção internacional” é o tema da conferência da professora de literatura e ensaísta Sonia Salomão, da série de eventos “Quinta é Cultura”, dia 10 de abril às 17h30. A coordenação é do Acadêmico Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Sonia Salomão vai falar sobre temas identitários na obra de Machado de Assis, procurando relacioná-los com a recepção mais universalista que a obra machadiana vem alcançando no exterior.

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/machado-de-assis-entre-temas-identitarios-e-recepcao-internacional-522342

Com sua trajetória e abordagem em várias facetas da obra de Machado, como a sua poética zigue-zague (2016; 2023) e a capacidade de blefar com o leitor (2016; 2025), Sonia Salomão mostrará como o próprio Machado já respondeu a todas essas questões na sua poética.

Em paralelo, discorrerá sobre a tradução de várias obras de Machado na Itália, com ênfase nos termos marcados culturalmente.

“Teria sentido discutir a questão do localismo em confronto com o universalismo, ou esta é uma etapa superada? Por outro lado, como foi possível que durante tanto tempo se tenha atribuído a Machado a crítica de absenteísta?”

A conferencista afirma que serão abordados os volumes Machado de Assis: dal ‘Morro do Livramento’ alla Città delle Lettere (Viterbo, 2007, em 3ª edição de 2014), Machado de Assis e o cânone ocidental, itinerários de leitura (Rio de Janeiro, 2016, em 2ª ed. de 2019), Prêmio Jabuti de Teoria e de Crítica literária e, em tradução italiana, Machado de Assis e il canone occidentale, poetica, contesto e fortuna (Roma, 2023), “Premio Letterario Roma Internazional Pegasus,” 2024; e, finalmente, o recém editado Machado de Assis, a complexidade de um clássico (Roma, 2024)”.

No próximo “Quinta é cultura”, a pesquisadora e crítica literária Ângela Dias falará sobre “Duas faces da mesma moeda: o sexo e o sonho na obra de Aluísio Azevedo”, às 17h30, na Sala José de Alencar.

Sobre Sonia Netto Salomão

Sonia Netto Salomão é professora catedrática sênior de Língua, Linguística e Tradução Portuguesa e Brasileira no Departamento de Estudos Europeus, Americanos e Interculturais da Faculdade de Letras e Filosofia da Sapienza Universidade de Roma, onde fundou a primeira cátedra de língua, linguística e tradução na Itália.

Foi professora efetiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de ter colaborado com outras universidades no Brasil e no exterior. Autora de 26 livros e cerca de 200 estudos linguísticos e literários, Sonia Netto Salomão é detentora de um Prêmio Jabuti por um estudo sobre Machado, também premiado em tradução italiana. Na Itália, fundou e dirigiu a Cátedra Antônio Vieira, patrocinada pelo Instituto Camões de Lisboa, de 2004 a 2023.

É sócia da Academia Romana de Filologia e Sócia Honorária e ex-presidente da Associação Italiana de Estudos portugueses e brasileiros. Recebeu a medalha Rio Branco no grau de comendadora, pelos serviços culturais prestados à língua portuguesa e à cultura brasileira no Brasil e no exterior onde a sua ação internacional é extensa.

Recentemente lançou os livros “’Livre no tempo e em pedra aprisionada’ Roma nas culturas de língua portuguesa” (disponível no link: https://www.academia.edu/127480825/_Livre_no_tempo_e_em_pedra_aprisionada_Roma_nas_culturas_de_l%C3%ADngua_portuguesa_a_cura_di) e “Machado de Assis. A complexidade de um clássico” (https://www.editricesapienza.it/book/9985).

03/04/2025