ABL na mídia - Veja Rio - A pedidos, discurso de posse de José Roberto de Castro Neves na ABL
Publicada em 16/07/2025
Publicada em 16/07/2025
Publicada em 09/06/2025
Publicada em 03/06/2025
Robert Oppenheimer gostava de ver, durante horas, barcos passando sem pressa no Rio Potomac (Virgínia Ocidental). Talvez porque lhe lembrassem todos nós, habitantes da terra, que como aquelas embarcações navegamos nas águas do tempo. Não só ele, como chefe; todos, no grupo do Projeto Manhattan, eram pessoas sensíveis.
A regra mais virtuosa, se tentarmos enquadrar a conduta humana, será sempre a de ser reto. Decente. Simples assim. Mas, aqui, já chamo atenção para o fato de que a ética dos homens comuns é a dos meios, em que meios e fins têm ambos que ser moralmente corretos; e ela deve (deveria) prevalecer sobre a Ética das Responsabilidades, de que falava Max Weber (A ética luterana...), a dos homens públicos. Uma ética, esta última, só dos fins, em que importa sobretudo ter sucesso.
Escreveu o amigo e mestre engenheiro Sócrates Times de Carvalho Neto. Talvez inspirado por artigo sobre outro amigo, Mané Tatu, que contou dos horrores que sofreu num exame que fez, Cintilografia. O texto me mandou até com título, Piripaque, e assim fica para todos os fins de Direito.