Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Efemérides Acadêmicas (2021)

Efemérides Acadêmicas (2021) (2021. 241 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Outras publicações

Ao fundar a Academia Brasileira de letras, em 20 de julho de 1897, machado de Assis abre a sessão inaugural com estas palavras:

Não é preciso definir esta instituição, iniciada por um moço, aceita e completada por moços, a Academia nasce com a alma nova, naturalmente ambiciosa. O vosso desejo é conservar, no meio da federação política, a unidade literária. [...] Cabe-vos fazer com que ele perdure. Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles o transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.

Hoje, 124 anos após a primordial enunciação, vem a lume a quinta edição do volume das Efemérides acadêmicas, atualizadas até 16 de dezembro de 2021.

Assim procedendo, damos continuidade ao projeto editorial iniciado em 1926, na presidência de coelho Neto, o qual compreendia as efemérides desde a sua fundação até o ano de 1920. A tarefa esteve a cargo do chefe de secre- taria José Vicente de Azevedo sobrinho, mas com o falecimento do mesmo em 1924, coube a sua viúva christina de Azevedo, a entrega dos originais atinentes ao primeiro volume. tratava-se de uma publicação de caráter amplo, trazendo informações bastante detalhadas sobre cada Acadêmico, já falecido, e esmiu- çando os trabalhos preparatórios da casa até a sessão inaugural de 20 de julho de 1897.

No ano de 1940, o diretor da secretaria Fernando Nery atualiza e revisa as Efemérides, ressaltando o então Presidente levi carneiro em sua apresentação. Optou por manter, na publicação, a ausência de referências a Acadêmicos vivos, excetuando-se os eventos das eleições e das posses.

Foram ainda realizadas outras duas edições das Efemérides. Uma em 1972, durante a presidência de Austregésilo de Athayde, em que se buscou uma forma mais sucinta. Outra edição, realizada em 1997, sob a presidência da Acadêmica Nélida Pinõn, a qual tinha a missão de fazer parte das comemorações pelo I centenário da ABl e mais uma em 2017, na presidência do Acadêmico do- mício Proença Filho, consolidando as iniciativas anteriores.

Na presente edição, realizada na presidência do Acadêmico marco lucchesi, cabe-nos promover a continuidade deste belo trabalho, ressalvando os dados já mencionados nas edições anteriores, atualizando-os até os nossos dias, alme- jando, assim, honrar o compromisso de preservação memorialística, literária e afetiva assumido por nosso primeiro e muito ilustre Presidente, machado de Assis.

Ficha da Obra

Ano: 
2021
Páginas: 
241
Leia a obra completa: