Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Discursos Acadêmicos (Tomo III, 2007. 1241 pp.)

Discursos Acadêmicos (Tomo III, 2007. 1241 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Discursos Acadêmicos

Os Discursos Acadêmicos constituem uma base singular de informações, algo primordial, sobre os fatos e acontecimentos da história literária brasileira.

Os discursos de posse e de recepção, por se tratarem de obras de grande valor e interesse da vida acadêmica, enfeixam dados importantes para um estudo detalhado da biografia e da produção literária dos homens de letras que adentraram os umbrais da Casa de Machado de Assis.

Este tomo reúne um total de 22 discursos de posse e de recepção, pronunciado por 34 diferentes personalidades, num período de quinze anos. Iniciando com Pedro Calmon, em 1936, traz ainda os discursos de Gustavo Barroso, Cassiano Ricardo, Barbosa Lima Sobrinho, Cláudio de Sousa, Clementino Fraga, Manuel Bandeira, Ribeiro Couto, Menotti del Picchia, Getúlio Vargas, Alceu Amoroso Lima, Peregrino Júnior, Afonso Pena Júnior, entre outros, e, fechando o tomo, Elmano Cardim, no ano de 1950.

Assim sendo, nestas páginas encontraremos o que desejou Machado de Assis, em seu discurso de 7 de dezembro de 1897, pronunciado na sessão de encerramento dos trabalhos acadêmicos: “Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.” Leia a obra aqui .

Rio de Janeiro, outubro de 2007
MARCOS VINICIOS VILAÇA
Presidente