Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ‘A tísica na literatura: da peste ao lirismo acadêmico’ é o tema da terceira palestra do ciclo da ABL ‘Literatura e Medicina’ coordenado pelo Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni

‘A tísica na literatura: da peste ao lirismo acadêmico’ é o tema da terceira palestra do ciclo da ABL ‘Literatura e Medicina’ coordenado pelo Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade a seu ciclo de conferências do mês de outubro de 2017, intitulado Literatura e Medicina, com palestra da professora Margareth Dalcolmo. A coordenação foi do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.

Literatura e Medicina terá mais duas palestras, às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: 24, Gabriel Oliven, Território da Emoção – O encontro das palavras na trajetória de Moacyr Scliar; e 31, Cícero Sandroni, O alienista: da psicanálise à ficção.

Foram fornecidos certificados de presença. Entrada franca.

Saiba mais

MARGARETH MARIA PRETTI DALCOLMO

Nasceu no Espírito Santo, de família de imigrantes italianos, vive no Rio de Janeiro desde tenra idade, aqui tendo estudado.

Médica de formação, pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia, com especialidade em doenças respiratórias e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, tendo estagiado na Universidade de Edimburgo, Reino Unido.

Pesquisadora clínica da Fundação Oswaldo Cruz, tem se dedicado além da prática médica, com intensa atividades pública e privada, na área da pneumologia, à docência na pós graduação, na Fiocruz e na PUC do Rio de Janeiro.

Exerceu atividade de gestão, tendo sido a mais jovem diretora de um hospital público federal, no Rio de Janeiro, onde criou um dos maiores serviços de assistência à Aids, nos anos iniciais da epidemia, e posteriormente, o serviço de referência para assistência, ensino e pesquisa da tuberculose no Centro de Referência Hélio Fraga, da Fiocruz.

Consultora das Organizações Panamericana e Mundial da Saúde, atividades que mantém nos últimos vinte anos. Membro dos grupos de trabalho para novos tratamentos da tuberculose e aprovação de fármacos considerados essenciais.

Autora de 16 capítulos de livros médicos, e de cerca de 70 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Coordena a Câmara Técnica de pneumologia e cirurgia torácica do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro.

Fundadora do Centro de Referência Hélio Fraga, do Ministério da Saúde.

É membro da EUROPEAN RESPIRATORY SOCIETY

Leitora voraz desde muito jovem, reconhece que a Montanha Mágica, de Thomas Mann foi seminal em sua formação.

PRÊMIOS E HOMENAGENS

Homenagem pela participação pioneira na luta contra o tabagismo no Brasil, Rio de Janeiro, em maio de 1994. Placa Comemorativa oferecida pelo Prof. José Rosemberg por ocasião do “I Congresso Brasileiro sobre Tabagismo” (Deveu-se essa homenagem ao fato de ter sido a primeira-secretária da Comissão Anti-Tabagismo do Ministério da Saúde, presidida pelo saudoso Acadêmico Prof. Mario Rigatto, e composta pelos Profs Germano Gerhardt, Jose Rosemberg, Pedro Mirra, Senador Lourival Batista e Dr. Nestor Jost. Do trabalho da Comissão resultou a promulgação da primeira Lei de Controle do Tabagismo, em 1986.)

Vencedora do Concurso de Pesquisa na área da tuberculose, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, com o trabalho “Estudo de Efetividade de Esquemas Terapêuticos na Tuberculose Multirresistente“, outorgados em outubro de 1998.

 Melhor trabalho apresentado na Sessão “Pesquisa” no XXX Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, “Tratamento de Curta Duração Intermitente e Parcialmente Supervisionado da Tuberculose” em Gramado – RS, em outubro de 2000.

Homenagem da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) - Outorga do Título de Cidadão Honorário do Estado Rio de Janeiro, por iniciativa do Deputado Paulo Pinheiro, agosto de 2001.

Homenagem -Ambulatório de Referência para Tuberculose Dra. Margareth Dalcolmo”, na cidade de Niterói. 2004

Mulheres que fazem o bem. Homenagem conferida a 10 mulheres, pelo grupo Amigas do Bem, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em 2008, na cidade do Rio de Janeiro.

Bill and Melinda Gates Foundation – Carta de agradecimento pelo Dr. Tachi Yamada, Presidente do Global Health Program, pela participação em mesa redonda sobre o cenário da saúde e prioridades no Brasil. Datada de 14 de setembro de 2010.

Outorga do Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, pelo Vereador Carlos Caiado, publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro em setembro de 2011, e recebida em cerimônia na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, em 9 de maio de 2012. Presentes à mesa e oradores: Professor Roberto Stirbulov, Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Dr. Luiz Carlos Loivos, Presidente da Sociedade de Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro, Sra. Elizabeth Kfuri Simão, Secretária de Comunicação, representando o Sr. Prefeito de Vitória, ES, Sr. João Coser, Dr. Antonio Ivo de Carvalho, Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, representando o Presidente da FIOCRUZ, e Deputada Estadual Profa. Aspásia Camargo.

Outorga do Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do Deputado Gilberto Palmares, publicada no Diário Oficial do Estado do RJ em 12 de setembro de 2013. Recebida em cerimônia na ALERJ, em 26 de março de 2014. Presentes à mesa:  Dr. Paulo Gadelha, Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Prof. Pietro Novellino, Presidente da Academia Nacional de Medicina, e Prof. Germano Gerhardt, Presidente da Fundação Ataulpho de Paiva.

 

11/10/2017

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados