Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Teresa Montero ministra palestra sobre “Clarice Lispector, cronista”

Teresa Montero ministra palestra sobre “Clarice Lispector, cronista”

 

Foi realizada na última terça-feira, dia 23 de maio, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., a conferência “Clarice, cronista”, ministrada pela professora Teresa Montero. Essa é a quarta palestra que compõe o ciclo “Escritores, lado B”. Encerrando o ciclo, no dia 30, "João Cabral, editor e impressor" será o tema da palestra ministrada pela pesquisadora Priscila Monteiro. Todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia.

“Escritores, lado B”, que tem a coordenação do Acadêmico Joaquim Falcão, é composto por cinco palestras, sempre às terças-feiras às 16h. A coordenação-geral do projeto de ciclos de conferências de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link e todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia.

Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem”, recebeu o Prêmio Graça Aranha.

A escritora publicou crônicas no Jornal do Brasil de agosto de 1967 a dezembro de 1973. A maior parte dessas crônicas foi reunida, postumamente, nos livros “A descoberta do mundo” (1984) e “Aprendendo a viver” (2004). A leitura desses textos jornalísticos e dos livros, publicados por ela no mesmo período em que escrevia para o JB, sugere que as crônicas tenham inspirado a autora na composição de várias de suas produções literárias.

Sobre Teresa Montero

Doutora em Letras pela PUC-Rio, Teresa Montero é professora e atriz. Autora de "À procura da própria coisa. Uma biografia de Clarice Lispector" (Rocco, 2021) e "O Rio de Clarice - passeio afetivo pela cidade" (Autêntica, 2018). Organizou diversas obras de Clarice Lispector para a Rocco como Outros escritos e Minhas Queridas. Foi corroteirista de "Clarice Lispector. A descoberta do mundo" (2022), dirigido por Taciana Oliveira. É idealizadora e guia dos passeios "O Rio de Clarice", "O "Rio de Carmen Miranda", "O Rio do Teatro no Centro" e "O Rio de Nossa Senhora de Copacabana".

16/05/2023