Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto em homenagem ao compositor Francisco Mignone

Série “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto em homenagem ao compositor Francisco Mignone

 

A Academia Brasileira de Letras deu sequência à sua série “Música de Câmara na ABL” de 2016, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi. O concerto, em homenagem ao maestro e compositor Francisco Mignone (30 anos de saudade), contou com os músicos Maria Helena de Andrade (piano), Ayran Nicodemo (violino) e a participação especial de Odette Ernest Dias (flauta). O espetáculo aconteceu no dia 2 de junho, quinta-feira, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203. Entrada franca.

Antes, às 11h15min, na Sala José de Alencar, no mesmo endereço, ao lado do teatro, foi apresentada mesa-redonda com o tema “Riqueza e criatividade na obra de Francisco Mignone”. O debate contou com a participação dos maestros Ricardo Tacuchian e Roberto Duarte e mediação do Acadêmico Marco Lucchesi.

Os músicos tocaram exclusivamente obras do compositor Francisco Mignone – e uma do seu heterônimo Chico Bororó. O programa: Seguida – (Temperando, Outra lenda sertaneja, Beliscando forte, Valsa que não é de esquina e Batuque batucado); Valsa de esquina nº 3; Valsa choro; Noturno Sertanejo e Valsa de esquina nº 7; (Chico Bororó): Abaixo, ó Piques (maxixe). Celeste (valsa), Chora, caboco! (canção maxixe), Sertaneja (canção), Muié... é café (cateretê), Mandinga doce (canção sertaneja), Dê-me um beijo (one step), Ahí! Pirata (maxixe) e Pontiando à viola (tango-maxixe).

Saiba mais:

Maria Helena de Andrade, pianista, é mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tese sobre Francisco Mignone, que escreveu uma suíte especialmente para ela. Lecionou na Escola de Música da UFRJ, na Universidade Federal do Pará, no Conservatório Carlos Gomes (PA) e, atualmente, é professora dos Seminários de Música Pro Arte.

Membro de júri de diversos concursos nacionais e internacionais, Maria Helena é solista e camerista de carreira internacional, tendo se apresentado na França, Inglaterra, Suécia, Áustria, Holanda, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Sérvia, México, Portugal e Argentina, totalizando mais de vinte cidades. Tem diversos discos editados e trabalhos teóricos publicados.

Atuou na organização de inúmeros eventos culturais como Supervisora Artística da Escola de Música da UFRJ, Diretora Artística da Pro Arte, do Centro Cultural Francisco Mignone e da AExPEM/UFRJ, da qual também foi presidente e é Diretora Secretária.

Ayran Nicodemo, violinista, apresentou-se nas principais salas de concerto do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Lançou, em maio de 2014, seu CD para violino solo, Pedra Cigana, com músicas de sua autoria.

Produtor e diretor artístico da 1ª e 2ª Semana do Violino, no Rio de Janeiro, evento que conta com a participação de renomados violinistas brasileiros, propondo o desempenho, a reflexão e o ensino da cultura violinística. Integra o naipe de 1º violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2014.

Vencedor do 1º Concurso Jovens Solistas da OSMG, com a qual solou o Concerto de Mendelssohn em Mi menor, no Grande Teatro do Palácio das Artes, sob regência do Maestro Roberto Tibiriçá. Vencedor do Concurso Jovem Solista UFMG 2009. Em 2013, solou o Concerto para 3 violinos de Bach, com a Orquestra da Unirio e com a Orquestra Opus. Solou o Concertino para Violino e Orquestra de Beethoven Cunha, obra composta em sua homenagem, frente à Camerata Sinfônica do Rio de Janeiro. Atualmente, cursa o Mestrado na Unirio, sob orientação do professor Paulo Bosisio.

25/05/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados