Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > As quatro concepções do homem

As quatro concepções do homem

 

No dia 1º de setembro, iniciou-se o ciclo de conferências Mutações: a condição humana com a palestra de Francis Wolff sobre "As quatro concepções do homem". A curadoria e de Adauto Novaes.

Para responder à questão “o que é o homem?” torna-se necessário refletir sobre quatro grandes períodos da história do pensamento, retirando deles quatro concepções fundamentais. A primeira busca definir o homem por sua essência fixa e eterna, e domina o pensamento antigo e medieval. Na era clássica, tal concepção será criticada por Descartes. As concepções mais modernas podem ser lidas como respostas ao cartesianismo clássico ou ao essencialismo antigo.

Na abertura do ciclo de conferências no Rio de Janeiro, às18h15min, houve concerto do duo Laura Rónai (flauta) e Sula Kossatz (espineta) com obras de Blavet, Sammartini e Boismortier no programa O século das luzes na França e Itália.

Depois da conferência do professor Francis Wolff, foi lançado o livro Mutações - ensaios sobre as novas configurações do mundo, Editora Agir e Edições Sesc-SP.

Mutações: a condição humana teve transmissão ao vivo pelo portal da Academia Brasileira de Letras.

1/92008

01/09/2008 - Atualizada em 31/08/2008