Início > Noticias > Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, em recente viagem à Europa, assina acordos na Itália e na Espanha

Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, em recente viagem à Europa, assina acordos na Itália e na Espanha

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, poeta e escritor Marco Lucchesi, no começo deste ano, assinou acordos entre a ABL e duas renomadas instituições literárias europeias: a Accademia Nazionale dei Lincei e a Real Academia Galega.

Em Roma, Marco Lucchesi e Giorgio Parisi, uma das maiores referências da física contemporânea e atual presidente da Accademia Nazionale dei Lincei, assinaram um Acordo de Cooperação que reforça os laços entre as comunidades científicas do Brasil e da Itália.

A Accademia Nazionale dei Lincei é a mais antiga academia científica do mundo, cujo expoente foi Galileu Galilei, e até hoje reúne cientistas de fama reconhecida no mundo.

Já na sede da Real Academia Galega, em presença de seu Presidente, Victor Freixanes, assinou um convênio de colaboração em que as duas instituições concordam em estabelecer laços de amizade e cooperação, com objetivo de promover intercâmbio acadêmico e cultural, bem como possibilitar projetos colaborativos entre as duas academias.

“Apoiamos este protocolo com a vocação de iniciar um caminho de colaboração entre ambas as instituições para fortalecer a relação entre as áreas culturais lingüísticas brasileira e galega", expressou Víctor Freixanes, presidente da Real Academia Galega

“O acordo aprofunda as raízes galaico-portuguesas que, historicamente, constituem a nossa língua”, declarou Marco Lucchesi.

26/02/2019