Início > Noticias > Presidente da ABL, Acadêmico Domício Proença Filho, participa de mesas-redondas e palestras na Europa, em torno da obra de Machado de Assis

Presidente da ABL, Acadêmico Domício Proença Filho, participa de mesas-redondas e palestras na Europa, em torno da obra de Machado de Assis

O Acadêmico, professor, crítico literário e poeta Domício Proença Filho, Presidente da Academia Brasileira de Letras, estará na Europa do dia 19 (domingo) ao dia 28 de março (terça-feira).

Participou de mesas-redondas, com destaque para a apresentação e leitura da edição francesa de seu livro Capitu, memórias póstumas (Capitou, mémoires posthumes), no dia 22, quarta-feira, na Maison de la Recherche, juntamente com Jacqueline Penjon, da Sorbonne, Saulo Neiva, da Universidade de Clermont-Auvergne, e a editora Izabella Borges.

Dois dias antes, 20, segunda-feira, às 17 horas, Domício Proença Filho fez parte da mesa-redonda sobre o tema “Machado de Assis, nouvelles voix, autres horizons”, na Embaixada do Brasil em Paris. A mesa se completou com Anna-Marie Quint, tradutora de seu livro, Saulo Neiva e Izabella Borges. No dia seguinte, quinta-feira, 23, estará na inauguração do Salon du Livre.

Mais duas mesas-redondas completarão sua participação nas atividades culturais em Paris. Na sexta-feira, dia 24, debaterá sobre o tema “Mémoires posthumes Machado de Assis aujourd’hui”, em companhia de Anna-Marie Quint e Izabella Borges, no estande do Brasil do Salon du Livre. No dia seguinte, sábado, 25, fará parte da mesa-redonda “Amériques: mémoires et mythologies”, com o jornalista e escritor Dany Laferrière, da Academia Francesa, e Saulo Neiva, também no Salon du Livre.

Domício Proença Filho, a seguir, viajará para Londres, onde terá encontro de trabalho no King’s College, no âmbito do convênio entre a ABL e a instituição inglesa.

22/03/2017