Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Utopia” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Utopia” é o tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O décimo episódio disponibilizado foi gravado pela Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira. O tema escolhido foi "Pandemia e Utopia". A apresentação foi feita pelo Acadêmico Ignácio de Loyola Brandão e a coordenação-geral do ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, a Acadêmica questiona como será o futuro do “novo normal”: “A julgar pela intensidade do uso de instrumentos virtuais para garantir a comunicação entre pessoas involuntariamente isoladas, a julgar pelo convívio em carne e osso, da ausência desse convívio que todos se queixam, esse destino incorpóreo que uma tragédia planetária nos impôs, parece ter dado uma dimensão de que o que é real, palpável, representa na vida de todos nós. Perguntem aos amantes separados, aos pais sem os filhos, aos filhos sem os pais, aos avós proibidos dos netos, aos amigos sem amigos, não os milhares que nos seguem na internet, mas aqueles poucos, às vezes pouquíssimos, que fazem parte em pessoa do nosso dia-a-dia, dos almoços de domingo. Restam os vivos e os mortos, reunidos pela ameaça que poupa uns, mas não os outros. Que memória viva, que ferida aberta para sempre ou que desejo de esquecimento restará desse medo que é onipresente em cada casa? Os que viverem não serão os mesmos, não sairão impunes. O preço pago pela vida terá sido nunca mais escamotear a existência da morte e, portanto, a urgência e o valor da vida. Minha única certeza é que doravante a incerteza será a regra do mundo e que com ela teremos de viver na travessia e no mundo de amanhã. Não podemos mais ser quem éramos e ainda não podendo ser outra pessoa, salvo os mortos ou delirantes, não podemos deixar de ser.”

Estão previstos, até o final de setembro, mais 5 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
01/09/2020