Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Leitura” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Leitura” é tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O sexto episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Domício Proença Filho. O tema escolhido foi "Pandemia e Leitura". A apresentação será feita pelo Acadêmico Tarcísio Padilha e a coordenação-geral dos ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o acadêmico analisa dois textos: o poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Dom Casmurro”, do Acadêmico Machado de Assis. Ao longo do programa, também fala sobre o prazer da leitura e desenvolve pensamentos sobre a definição de literatura e linguagem: “O texto literário representativo, caracteriza-se, aliado ao prazer da leitura, o mergulho profundo na direção de nós mesmos como seres individuais, como seres sociais, como seres humanos. Penso no que isso pode significar neste momento histórico que nos obriga a repensar a vida agora e diante do que vem sendo chamado de novo normal. Na base da representatividade literária que os caracteriza, vale lembrar algumas características singularizadoras do texto de literatura: a literatura é uma modalidade de linguagem que tem uma língua como suporte, a língua é um sistema de signos, sabemos todos, por meio dos quais uma comunidade consegue expressar o mundo que a cerca. É a linguagem de uma comunidade. (...) A literatura caracteriza-se quando ao tratar desses fatos ou situações, dimensiona elementos universais, configura uma verdade de coerência. O sentido das palavras nasce do contexto linguístico em que ela se insere. Num texto literário, se configura uma situação que passa a ‘existir’ a partir dele como tal. Além disso, nele se revela uma apreensão profunda do ser humano e do mundo, para além da referência, corresponde a uma transfiguração do real.”

Estão previstos, até o final de setembro, mais 6 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
03/08/2020