Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Imprensa” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Imprensa” é o tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prosseguiu com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O décimo segundo episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Zuenir Ventura. O tema escolhido foi "Pandemia e Imprensa". A apresentação do programa e coordenação-geral do ciclo cabem ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o Acadêmico faz um balancete sobre a situação do jornalismo durante a Pandemia: “Temos reunidas ao mesmo tempo a crise política, a econômica, a do meio ambiente, a sanitária e a causada pelo vírus que atinge especialmente a nossa categoria, as chamadas Fake News. Começando pela pandemia, vemos que estabeleceram uma parceria com a ciência para tentar decifrar este misterioso Coronavírus que nos apavorava e nos apavora, a nós e ao mundo. Raro noticiário de televisão tratando do assunto que não tenha um pneumologista ou infectologista (...) ao falar das fake news, eufemismo para mentira, é preciso antes lembrar do significado de pós-verdade, eleita em 2016 como a palavra do ano pelo dicionário Oxford, que a descreve como a situação em que os fatos objetivos tem menos importância que as crenças pessoais, em que a verdade já não é mais importante como já foi. “

Estão previstos, até o final de setembro, mais 2 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
15/09/2020