Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Obras de Marco Lucchesi são temas do Colóquio Internacional em Roma

Obras de Marco Lucchesi são temas do Colóquio Internacional em Roma

 

O conjunto de obras do Acadêmico e presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi será tema de um colóquio Internacional na Embaixada do Brasil em Roma, nos dias 15 e 16 de janeiro. O evento contará com as participações de 17 palestrantes de países como Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Romênia, China, Angola, Japão e Omã. A organização é de Ana Maria Haddad Baptista e Frederico Bertolazzi.

A programação começa às 10h, com uma saudação ao Acadêmico. Na sequência, às 10h30, Ettore Finazzi-Agrò, da Universidade Studi La Sapienza/ Roma falará sobre Habitar o Alhures. Após, Mônica de Ávila Todaro ministrará uma conferência sobre a linguagem poética de Lucchesi. “A procura do sentido humano nas obras de Marco Lucchesi” será o tema da palestra de Montserrat Villar González. O poeta, tradutor e ensaísta Dinu Flămând encerra a primeira sessão com o tema "Marco Lucchesi: Anticânon”.

O colóquio também irá abordar outras faces do Acadêmico em palestras como “Literatura e travessias no múltiplo conexo”, “Da árvore das palavras: a urgência de dizer em muitas línguas em Marco Lucchesi".

Na terça-feira, dia 16, a primeira sessão contemplará “A refração do poético: algumas considerações sobre o trabalho”, Mensagens de manifestações no deserto do buracos de barraca”, “A melopoética na obra Adeus, Pirandello. Já na segunda sessão, o público poderá acompanhar as seguintes conferências: “Do infinito universo de Marco Lucchesi” e “Marco Lucchesi, escritor entre línguas e culturas”.

06/12/2023