Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > O economista Cláudio Frischtak é o palestrante da terceira conferência do Ciclo “O Brasil em 2050”

O economista Cláudio Frischtak é o palestrante da terceira conferência do Ciclo “O Brasil em 2050”

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao seu Ciclo de Conferências do mês de outubro, intitulado O Brasil de 2050, com palestra do economista Cláudio Frischtak. O tema escolhido foi A economia brasileira na era da incerteza. A coordenação é do Acadêmico e escritor José Murilo de Carvalho. O evento foi realizado no dia 17 de outubro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo, Rio de Janeiro.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferência, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A intitulação O Brasil em 2050, segundo o Acadêmico José Murilo de Carvalho, refere-se às consequências que acontecerão no Brasil nos próximos 30 anos. Uma mudança que está relacionada aos aspectos sociais, ambientais, econômicos e políticos, e à literatura brasileira.

O Ciclo O Brasil em 2050 terá mais duas palestras, às quintas-feiras, no mesmo local e horário, nos seguintes dias, com os conferencistas e temas, respectivamente: dia 24, Sergio Abranches, A grande transição do Século XXI e o futuro do Brasil; e dia 31, Rodrigo Lacerda, Horizontes da literatura brasileira: cenários para 2050.

O Conferencista

Cláudio R. Frischtak é sócio gestor da Inter.B - Consultoria Internacional de Negócios, Diretor para Moçambique do International Growth Center (London School of Economics e Universidade de Oxford) e Consultor do Banco Mundial na área de integridade do setor público e ambiente de negócios. Foi Principal Economist da área de indústria e energia do Banco Mundial (1984-91), participou e dirigiu projetos em mais de 20 países. Fez pós-graduação na Universidade de Campinas (1976-78) e na Stanford University (1980-84). Foi, ainda, professor (adjunct) na Universidade de Georgetown (1987-1990). Com mais de 120 publicações (dentre livros editados, artigos acadêmicos e relatórios de pesquisa), é membro de conselhos institucionais e empresariais, incluindo o Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria, o Conselho Curador do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), o Conselho da Associação Brasileira de Operadores Logísticos e o Conselho de Administração da Wilson, Sons. Foi coorganizador (com Armando C. Pinheiro) dos livros Gargalos e Soluções na Infraestrutura de Transportes (Editora FGV 2014) e Mobilidade Urbana – Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras (Campus/Elsevier, 2015), e editor de Meddling with Growth: Brazil’s Micro-Policies in the Age of Turbulence (LAP - Lambert Academic Publishing, 2015). Seus trabalhos mais recentes incluem “Uma estratégia de privatização para o setor de infraestrutura”, em F. Giambiagi e Mansueto Almeida (org.), Retomada do Crescimento: Diagnóstico e Propostas, Campus, 2017, “Reforma do Estado e Política Industrial” (INAE, 2017), “Towards a more effective BNDES” (Banco Mundial, 2017), “Uma Estimativa do Estoque de Capital de Infraestrutura no Brasil” e “O Estoque de Capital de Infraestrutura no Brasil: Uma abordagem setorial” em Desafios da Nação (IPEA, 2018); “Telecomunicações: Modernização do Marco Institucional”, CNI (Brasília, junho 2018); “Privatização na Infraestrutura: O Que Falta Fazer”, CNI (Brasília, junho 2018); “Transporte Marítimo de Contêineres e a Competitividade das Exportações”, CNI (Brasília, junho 2018); “Concessões Rodoviárias: Experiência Internacional e Recomendações para o Brasil,” Confederação Nacional da Indústria, Brasília, 2018; “Industries without Smokestacks: Telecommunication and ICT-Based Services Trade,” em Industries without Smokestacks: Industrialization in Africa Reconsidered, Oxford University Press (2018); e “Science and Innovation in Brazil: where to now?” em E. Reynolds et al., Innovation in Brazil: Advancing Development in the 21st Century (Routledge, 2019).


Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "Consumo e estrutura tributária: o desejável e o viável", "Estado democrático de direito e finanças públicas" e "Uma visão do quadro fiscal brasileiro".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

09/10/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados