A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao calendário de conferências de 2025 com o início do ciclo “Em torno de Ariano Suassuna” na terça-feira, 6 de maio, às 16h. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/o-barroco-sertanejo-de-ariano-suassuna-531435. A conferência será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube.
“O Barroco Sertanejo de Ariano Suassuna” terá como ênfase a influência da arte barroca nas obras do Acadêmico Ariano Suassuna.
Na palestra, falará sobre como Suassuna afirmou inúmeras vezes a sua fascinação pelo barroco, e a inspiração que este movimento exerceu sobre sua obra. A coordenação do ciclo é do Acadêmico Joaquim Falcão e a coordenação geral é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.
Tavares afirma que o barroco tem várias faces:
“Um dos elementos que Ariano assimilou de maneira mais espontânea foi o choque dos contrários, que em muitos artistas se manifesta pela convivência turbulenta e criativa entre o Bem e o mal, a matéria e o espírito, o indivíduo e a coletividade, os impulsos carnais e a vertigem metafísica, o refinamento da aristocracia e a rudeza da plebe.”
O conferencista destaca que esses elementos estão presentes principalmente na sua prosa, mas também em seu teatro, sua poesia, suas aulas-espetáculo.
Na próxima terça-feira (13), dando continuidade o ciclo de conferência “Em torno de Ariano Suassuna”, o Acadêmico e músico Gilberto Gil fará a conferência “Cantos/encantos nordestinos”, às 16h.
Sobre Bráulio Tavares
Braulio Tavares nasceu em Campina Grande (Paraíba) em 1950, e mora no Rio de Janeiro desde 1982. Escritor e compositor, trabalhou na adaptação para a TV da peça “Farsa da Boa Preguiça” e do “Romance da Pedra do Reino”. Escreveu o livro “ABC de Ariano Suassuna” (Ed. José Olympio), e também a peça teatral “Suassuna – o Auto do Reino do Sol”, montada no Rio de Janeiro pelo grupo Barca dos Corações Partidos.
30/04/2025