Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ignácio de Loyola Brandão ganha roteiro cultural em Araraquara, terra onde nasceu

Ignácio de Loyola Brandão ganha roteiro cultural em Araraquara, terra onde nasceu

 

Um roteiro cultural totalmente dedicado ao Acadêmico Ignácio de Loyola Brandão. Essa é a proposta do “Caminhos de Loyola”, iniciativa da Academia Araraquarense de Letras realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart e Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. No domingo (24), o Acadêmico visitou, ao lado de familiares, todos os pontos do novo roteiro cultural da Morada do Sol e acompanhou a inauguração do projeto, que contempla alguns dos locais mais importantes de Araraquara, que foram fundamentais na sua história. Em cada ponto do passeio, há uma placa com um texto escrito pelo próprio autor que ressalta a importância daquele ambiente para sua vida e como cada um deles o inspirou em suas obras literárias. As placas também incluem links com áudios narrados pelo próprio escritor araraquarense.

“Desfilei em um caro aberto, sob o calor de 40 graus. Um colégio que estudei fez estas camisetas que os alunos usaram o dia inteiro, batedores da polícia, cantos, euforia geral. Na Biblioteca Pública tem a minha foto em tamanho natural com o fardão da nossa Academia”, comentou o Acadêmico.

Os “Caminhos de Loyola” incluem locais como a casa onde Ignácio de Loyola nasceu, as ruas onde ele brincava e caminhava, as escolas que frequentou, igrejas, cinemas, bares, bibliotecas e o primeiro jornal em que escreveu. A maioria do roteiro abrange a região central e bairros adjacentes.

Segundo o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, o projeto revela a valorização de Loyola pelas suas raízes, pois foi São Paulo o local escolhido para construir sua trajetória. Embora reconhecido internacionalmente, o escritor sempre exaltou seu amor por Araraquara em suas obras.

"Quando falo de Araraquara, coloco todo o mundo dentro dessa cidade. As paixões, emoções, tudo é universal. Falar de Araraquara é ser universal”, concluiu o escritor e membro da Cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras.

04/10/2023